Auguste Comte apostava no progresso moral e científico da sociedade por meio da ordem social e do desenvolvimento das ciências. ... O filósofo acreditava que a Sociologia deveria basear-se nas ciências da natureza, sobretudo na Biologia e na Física, que tentam descobrir e decodificar as leis naturais.
( UENP,2013) Augusto Comte fala da passagem da humanidade por estágios para atingir o estágio positivo, que seriam progressivamente: estágio teleológico, estágio científico, estágio positivo. estágio metafísico, estágio teológico, estágio positivo. ... estágio antropológico, estágio teocêntrico, estágio positivo.
Positivo: o espírito humano renuncia a busca das causas primárias e dos fins últimos, subordinando os fenômenos a leis naturais experimentalmente demonstradas. ... No estágio positivo procura-se descobrir as leis segundo as quais os fenômenos se encadeiam uns aos outros.
1) Estado Teológico ou Fictício: Seres Humanos explicam os fenômenos por meio da crença no sobrenatural, como, por exemplo, pela mitologia e pelos deuses. 2) Estado Metafísico ou Abstrato: Seres Humanos substituem os deuses pela filosofia como meio de se compreenderem e explicarem os fenômenos.
O Positivismo é uma corrente filosófica que surgiu na França no início do século XIX. Ela defende a ideia de que o conhecimento científico seria a única forma de conhecimento verdadeiro. A partir desse saber, pode-se explicar coisas práticas como das leis da física, das relações sociais e da ética.
Determinismo científico - para essa corrente de pensamento, a ciência vai determinar a forma de vida dos indivíduos, só o que é reconhecido pela ciência pode ser tomado como verdade e torna-se fundamento para as escolhas e as ações.
O Determinismo moral é relativo. De fato, com o nosso livre-arbítrio, podemos interferir nos efeitos finais de uma causa. O Determinismo de Hippolyte Taine (o comportamento humano é determinado por três fatores: o meio, a raça e o momento histórico).
Determinismo absoluto é uma forma de determinismo onde tudo seria necessário e inevitável devido a uma causa única inicial, embora possam existir diversos processos causais até os efeitos atuais, e tudo o que experimentamos hoje seria consequência desta causa única inicial.
livre arbítrio é o poder que cada indivíduo tem de escolher suas ações, que caminho quer seguir. A expressão é utilizada por diversas religiões, como o cristianismo, o espiritismo, o budismo etc. ... Para algumas pessoas o livre arbítrio significa ter liberdade, e muitas vezes confundem com desrespeito e falta de educação.