Ao contrário de alguns outros acordos, como a União Europeia, o Nafta não permitia a livre circulação de pessoas, mas sim de bens e produtos, findando as barreiras comerciais entre os países e unindo seus interesses a fim de ampliar o mercado e aumentar a produtividade.
Na semana passada1, Estados Unidos, México e Canadá concordaram em substituir o Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA, na sigla em inglês) por um novo Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA, na sigla em inglês).
Presidentes renovaram acordo comercial, que substitui o Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta), e agora passa a se chamar Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA, na sigla em inglês), ou T-MEC, em espanhol.
Em vigor desde 1º de janeiro de 1994, o Tratado de Livre Comércio da América do Norte, na sigla em inglês NAFTA, deixará de existir e será substituído pelo novo Acordo Comercial entre os Estados Unidos da América, México e Canadá (USMCA).
USMCA é a sigla que corresponde ao acordo que renova o antigo tratado entre Estados Unidos, Canadá e México, o Nafta. ... Esse acordo comercial é também conhecido como “Nafta 2.
Pois a USMCA é uma proposta dos Estados Unidados para reduzir as "liberdades" de circulação do antigo bloco e aumentar a proteção de sua economia.
Resposta: Os Estados Unidos por meio dos legisladores democratas, exigiram que o México aumentassem as condições de trabalho. Explicação: O acordo comercial entre Estados Unidos, México e Canadá está fechado.
Resposta. Resposta: o novo pacto comercial entre Canadá e México é "um grande acordo" para os três países afirmou o presidente americano Donald Trump.
Resposta. Resposta: A renovação do acordo comercial entre as três nações foi um pedido de Donald Trump, que alegava enxergar prejuízos para os setores econômicos dos Estados Unidos.
As diferenças políticas e econômicas entre o NAFTA e a União Europeia são que o NAFTA é um acordo de livre comércio entre países, enquanto que a União Europeia é um bloco econômico, que une os países-membros em um mesmo parlamento e dividindo uma mesma moeda.
O USMCA e o NAFTA são dois acordos que têm muitos pontos em comum. De modo geral, o USMCA é consistente com as bases do NAFTA, ao ter por objetivo reduzir as restrições comerciais entre os Estados Unidos, o México e o Canadá, incentivar o investimento comercial e aumentar o acesso a mercados nesse bloco comercial.
Tendo como principal objetivo proteger sua economia, os EUA incentiva formações de blocos econômicos como o NAFTA, bem como a criação da USMCA (Acordo Estados Unidos-México-Canadá) que visa políticas protecionistas.