EQST

Qual A Funço Do Repressor?

Qual a função do repressor?

Em genética, um repressor é uma proteína que se pode ligar ao DNA. Regula a expressão de um ou mais genes através do decréscimo da taxa de replicação.

Como os fatores de transcrição funcionam?

Fatores de transcrição são proteínas que ajudam a transformar genes específicos em "ligados" ou "desligados" através da conexão a um DNA próximo. Fatores de transcrição que são ativadores impulsionam a transcrição de um gene. Os repressores reduzem a transcrição.

Como ocorre o processo de transcrição?

A transcrição é um processo por meio do qual ocorre a síntese de RNA a partir das informações contidas no DNA. Nesse processo, uma cadeia de DNA é transcrita em uma molécula de RNA simples, que se torna complementar à cadeia de DNA. ... Já as duas cadeias de DNA se ligarão novamente.

O que é um Acentuador como ele afeta a transcrição de genes distantes?

Um terceiro elemento dos genes eucariontes, denominado de enhancer ou acentuador, atua como modulador da transcrição e se situa, em geral, muito distante da região que será transcrita.

O que é uma sequência promotora e qual o seu papel na transcrição?

Os promotores são seqüências de DNA específicas importantes para o início da transcrição. Tais seqüências são reconhecidas por algumas proteínas específicas, chamadas de fatores de transcrição, que trazem a RNA polimerase para realizar a montagem dos RNAs.

Qual é a função do promotor de um gene?

Em genética, um promotor é uma região do DNA que inicia a transcrição de um determinado gene. Os promotores estão localizados perto do sítio de início da transcrição de genes, na mesma fita e a montante no DNA (para 5' da fita código).

O que é uma sequência de consenso?

O sequenciamento de bases de diferentes promotores bacterianos mostrou que há sequências básicas que estão presente em todos eles. Por essa razão, elas são chamadas de sequências consenso. Essas sequências, no entanto, não possuem todas as bases iguais, havendo alguma variação entre elas.

O que é o promotor de um gene?

Os promotores gênicos estão localizados antes do códon de iniciação do gene (na extremidade 5') e participam promovendo a transcrição de uma sequência de DNA em RNA. Além disso eles estão diretamente ligados à quantidade de cópias de RNA que será transcrita a partir de uma mesma sequência de DNA.

O que define o início eo fim de um gene?

O códon de início no RNA mensageiro é AUG, que corresponde à TAC no DNA. Já para sinalizar o fim de um gene existem três possíveis códons: UAA (ATT no DNA), UAG (ATC no DNA) e UGG (ACC no DNA).

O que é o códon?

Na genética molecular, um codão ou códon é uma sequência de três bases nitrogenadas de RNA mensageiro que codificam um determinado aminoácido ou que indicam o ponto de início ou fim de tradução da cadeia de RNAm.

Qual o sentido da transcrição?

Transcrição é o primeiro passo na expressão gênica, no qual as informações de um gene são usadas para construir um produto funcional, como uma proteína. O objetivo da transcrição é fazer uma cópia de RNA a partir da sequência de DNA de um gene.

O que é o sentido 5-3?

Durante o processo de replicação e duplicação do DNA, ocorre a separação das fitas de DNA pela quebra das pontes de hidrogênio. ... Porém, a ligação dessas bases ocorre SEMPRE no sentido 5' ---> 3' da fita de DNA, então biólogos dizem que o sentido da vida é 5' ---> 3'.

O que são os processos de transcrição e tradução?

A síntese proteica é o mecanismo de produção de proteínas determinado pelo DNA, que acontece em duas fases chamadas transcrição e tradução. O processo acontece no citoplasma das células e envolve ainda RNA, ribossomos, enzimas específicas e aminoácidos que auxiliarão na sequência da proteína a ser formada.

Como pode ser definido o processo de transcrição do DNA?

A transcrição é o processo de formação de uma molécula de RNA a partir de uma molécula molde de DNA. Neste processo, as fitas do DNA se separam e uma serve de molde para o RNA, enquanto a outra fica inativa. Ao fim da transcrição, as fitas que foram separadas voltam a se unir.

O que é transcrição Brainly?

A transcrição é o processo de formação de uma molécula de RNA a partir de uma molécula molde de DNA. Neste processo, as fitas do DNA se separam e uma serve de molde para o RNA, enquanto a outra fica inativa. ... A transcrição é um processo altamente seletivo, pois apenas pequenas porções da fita de DNA é molde é copiada.

Quando ocorre a transcrição?

A transcrição começa quando a RNA polimerase se liga a uma sequência promotora próxima ao início de um gene (diretamente ou através das proteínas auxiliares). A RNA polimerase usa uma das fitas de DNA (a fita molde) como uma referência para fazer uma molécula de RNA nova, complementar.

O que é a replicação do DNA?

A replicação da molécula de DNA, também conhecida por duplicação ou polimerização, é um fenômeno genético que assegura a autoduplicação das informações contidas nos cromossomos, especificamente nos genes. ... Para o acontecimento desse processo são indispensáveis alguns eventos envolvendo o filamento da molécula de DNA.

Quais são as características da replicação do DNA?

A replicação do DNA é semiconservativa, o que significa que cada fita na dupla hélice atua como modelo para a síntese de uma nova fita complementar. Esse processo tem início com uma molécula e leva a formação de duas moléculas "filhas", cada uma com uma dupla hélice recém-formada contendo uma fita nova e uma velha.

O que é a forquilha de replicação qual a sua função?

O garfo de replicação ou forquilha de replicação é uma estrutura que se forma dentro do núcleo durante a replicação do ADN. É criada pelas helicase, que quebram as ligações de hidrogénio que ligam as duas cadeias de ADN. ... A ADN polimerase cria novos parceiros para as duas cadeias ao adicionar nucleótidos.

Como ocorre o processo de replicação viral?

A replicação viral refere-se ao processo pelo qual um vírus se reproduz dentro de um organismo vivo. Isso geralmente envolve transformar as células infectadas em fábricas de vírus, que fabricam cópias do código genético do vírus e as expulsam para se espalharem para o corpo do hospedeiro.

Quais são os tipos de replicação viral?

A replicação viral possui 6 tipos de classificação sendo eles: 1ª o Desnudamento, 2º A maturação, 3º A liberação que neste caso o vírus se espalha para outras células, 4º A penetração , 5º O eclipse e 6º A absorção de células.

Que estruturas são essenciais para que ocorra a adsorção a primeira fase da replicação viral?

O mecanismo de adsorção viral se dá pela interação do tipo chave fechadura. Ou seja, a proteína viral irá apenas se fixar em um receptor específico. Essa proteína pode tanto estar presente no capsídeo viral, no envelope viral ou ainda ser o peplômero de certos tipos de vírus.

Quais são as etapas da multiplicação viral?

Apesar de a multiplicação viral mudar de espécie para espécie, podemos dividir o ciclo de replicação de um vírus em seis etapas principais: adesão, penetração, remoção do capsídeo, biossíntese, montagem das partículas virais e dispersão.

Como é feita a classificação dos vírus?

Atualmente, os critérios mais importantes para a classificação dos vírus são: hospedeiro, morfologia da partícula viral e tipo de ácido nucleico. Existem outros também como o tamanho, as características físico-quimicas, as proteínas virais, os sintomas da doença, a antigenicidade, etc.

Como é a estrutura do vírus?

Os vírus são organismos que não possuem célula (acelulares), sendo sua estrutura formada basicamente por proteínas e ácido nucleico. A proteína forma um envoltório denominado de capsídio, que é formado por vários capsômeros e pode ser usado como forma de classificação dos vírus.

Como é a estrutura de um vírus Brainly?

Um vírus é constituído por uma capa protéica (constituída de proteínas) chamada capsídeo. O capsídeo protege o material genético de vírus, que pode ser DNA ou RNA. O conjunto do núcleo com o capsídeo é chamado de nucleocapsídeo. Os vírus são encontrados geralmente desta maneira.