Gliose ou microangiopatia são os termos usados para descrever as pequenas manchas brancas na substância branca do nosso cérebro, que podem ocorrer em alguns indivíduos, sobretudo naqueles com histórico de doenças crônicas, como doença renal, hipertensão, diabetes, doenças cardíacas, ou aqueles que tenham sido ...
A leucomalácia periventricular tem sido descrita classicamente como uma desordem caracterizada por áreas multifocais de necrose, formando cistos na matéria branca cerebral profunda, as quais são frequentemente simétricas e ocorrem adjacentes aos ventrículos laterais.
Sequência axial FLAIR com hipersinal na substância branca dos lobos temporais. Trata-se de uma inflamação mediada por anticorpos que tipicamente envolve o sistema límbico, mas que também pode afetar a substância branca de outras áreas encefálicas, o tronco encefálico ou os núcleos da base.
Sabemos que a matriz germinativa é a principal fonte de células precursoras oligodendrogliais, que mais tarde, no terceiro trimestre, migram para a substância, onde eles se diferenciam e produzem mielina durante os primeiros anos de vida.
As hemorragias peri-intraventriculares (HPIV) são patologia comumente encontrada em exames ultrassonográficos transfontanelares realizados em unidades de terapia intensiva neonatal. Em recém-nascidos prematuros e com baixo peso as hemorragias peri-intraventriculares são ainda mais comuns.
Hemorragia Grau I Apresenta-se em região subependimária, uma imagem ecogênica, inferior e lateral ao corno frontal e medial a cabeça do núcleo caudado. Pode uni ou bilateral. Após semanas, o coágulo sofre liquefação central, sendo absorvido por completo ou formando um cisto subependimal.
As principais causas de hemorragia intracerebral são hipertensão, angiopatia amilóide em idosos, malformações vasculares, neoplasias primárias de SNC, metástases cerebrais, trauma e transformação hemorrágica de acidente vascular cerebral isquêmico.
Hemorragia intracerebral é o sangramento focal de um vaso sanguíneo no interior do parênquima cerebral. Em geral, a causa é hipertensão. Os sintomas típicos incluem deficits neurológicos focais, geralmente com início súbito de cefaleia, náuseas e alteração da consciência.
A hemorragia Intracerebral (ICH) é um sangramento repentino no tecido ou nos ventrículos de cérebro....Algumas complicações que podem elevarar durante esse período de confinamento são:
Os sintomas da hemorragia cerebral dependem do tamanho do sangramento e geralmente são:
Qual é a consequência de uma hemorragia cerebral e o que ela significa? Confusão mental / aumento da pressão intracraniana. Aneurisma / dilatações das regiões frágeis da parede do vaso. Aneurisma / vasoconstrições das regiões frágeis da parede do vaso.
Sinais de Alerta