O planejamento escolar é um plano elaborado periodicamente para definir as atividades futuras da escola. No entanto, além das questões que podem parecer meramente burocráticas — como distribuição dos conteúdos pela grade de horários, definição das turmas, elaboração do calendário escolar, etc.
De acordo com Libâneo “o planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino”.
O processo de avaliação envolve três momentos:
Segundo Vasconcellos (2010) o PPP está estruturado em três marcos, são eles: Marco Situacional, Marco Conceitual e Marco Operacional.
As dimensões do PPP são: Pedagógica: define as ações educativas da escola, visando a efetivação de seus propósitos e suas intencionalidades; Política: é o compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade; ... 2 Política: estabelece o compromisso de formar cidadãos para a sociedade.
O PPP reúne diversas propostas de ações concretas que devem ser executadas em um determinado período de tempo. Está diretamente relacionado a uma proposta pedagógica e a transmissão do conhecimento em sala de aula. A organização do PPP permite que a escola se torne um ambiente de maior debate coletivo.
A dimensão pedagógica da avaliação é entendida como aquela implicada diretamente com o processo de ensino–aprendizagem, em suas características de intencionalidade consciente e sistematização.