Características da brincadeira: o pega pega é um jogo com características tradicionais, onde se escolhe um “pegador”, que terá como objetivo de pegar as outras crianças, às vezes o espaço é limitado, mas às vezes não tem delimitação de espaço, esta regra fica por conta das crianças e do professor, assim como a escolha ...
Escolhe-se um pegador e os demais se espalham pelo espaço de jogo. Quando alguém é pego, dá a mão para o pegador e passa a atuar em dupla com ele. Em seguida, em trio, quarteto e assim sucessivamente, formando uma “corrente”, até que reste apenas um fugitivo, que será declarado vencedor.
Um jogador é escolhido como pegador, e os demais fogem dentro dos limites estabelecidos previamente. Quando um jogador é pego, ele deve ficar parado no lugar em que foi pego até ser salvo por algum outro jogador.
Pega-pega, pique-pega ou apanhada é outra brincadeira que as crianças adoram. O objetivo é simples. O pegador deve correr atrás das outras crianças, que devem evitar de se apanhadas. A criança que for tocada passa a ser a nova pegadora.
De modo geral, o jogo consiste em dois tipos de jogadores, os pegadores e os que devem evitar ser apanhados. Cada variante do jogo possui uma forma diferente de se estabelecer como os demais serão pegos, em geral por meio de um toque. Quem for tocado, automaticamente vira o pegador, dependendo do modo da brincadeira.
Quando o pegador está prestes a pegar uma criança, ela tem que gritar o nome de uma fruta e se agachar. Se repetir o nome da fruta dita por ela ou por outra, a criança vira o pegador, e a brincadeira recomeça. Se o pegador pegar todas os participantes, ele escolhe a criança que será o pega.
Pique-fruta Pique em que o participante, para não ser apanhado, tem que gritar o nome de uma fruta, não devendo, entretanto, repetir os que já tenham sido ditos. Quem for alcançado e não atender a essa norma será o pegador da vez seguinte.
As crianças se sentam em cadeiras que formam um círculo. Cada criança recebe o nome de uma fruta (pera, maçã, banana, uva) e uma delas fica de pé, sem cadeira. A criança que está de pé diz que foi à feira comprar uma das frutas. Se ele disser "maçã", todas as crianças que receberam a palavra "maçã" levantam da cadeira.
Salada Mista = um aperto de mão, um abraço e um beijo. Algumas crianças também utilizam outras frutas nesta brincadeira para aumentar as possibilidades como o pêssego que significa um selinho, abacaxi que significa uma mordida e a banana que significa um beijo no canto da boca.
Confira o desenho ao lado (clique em "como brincar"). O primeiro jogador deve dar dois pulinhos dentro da primeira casa e um para fora dela, dizendo: "Fruta, fruta, fora". Depois começa novamente e segue pulando para as outras casas, sem passar pela meia-lua, dizendo duas vezes um nome de fruta diferente em cada casa.
As regras: Consistia em tampar os olhos de alguém e sair perguntando: “é esse?”. Se fosse, escolhia-se “pêra, uva, maçã e salada mista”. Pêra era aperto de mãos, uva valia abraço e maçã, beijo no rosto. O top de linha era a salada mista, que rendia beijinho na boca.
Uva: abraço; Maça: beijo no rosto; Salada mista: beijo na boca.
Não precisa de material!