A hiperplasia pseudoangiomatosa do estroma mamário (PASH) é uma lesão proliferativa benigna, descrita inicialmen- te por Vuitch et al., em 1986, que identificou nove pacientes no menacme com nódulos mamários, os quais morfologicamente simulavam lesões vasculares proliferativas1.
Hiperplasia é como a medicina chama o crescimento elevado das células. É uma alteração benigna, que pode atingir várias partes do corpo, como as mamas. Quando isso acontece é chamado de hiperplasia da mama, que pode ser ductal ou lobular.
Fibrose estromal é o desenvolvimento de tecido fibroso (parecido com uma cicatriz) nas células estromais que constituem uma parte importante do tecido conjuntivo. Em geral, a fibrose ocorre em resposta a uma inflamação. Na mama, essa condição é facilmente identificada através da biópsia.
A alteração de células colunares é uma lesão não-neoplásica, não conferindo risco de evolução para cancer de mama. Já a hiperplasia de células colunares está associada a um risco muito baixo de evolução, com um risco relativo (RR) em torno de 1,5.
A metaplasia apócrina é um achado frequen- te na mama e está associada à formação de quistos. Pode assumir um aspecto mais exu- berante com padrão papilar, revestindo ei- xos fibrovasculares.
Os papilomas de Intraductal são um grupo de tumores benignos do peito que provêm do epitélio dos canais lactiferous (isto é, um sistema que ligue os lóbulo da glândula mamário com a ponta do bocal). A incidência destes muda é baixa e geralmente na escala de 2 a 3%, afetando mulheres entre 30 e 77 anos de idade.
As mamas possuem a função principal de produzir leite para o recém-nascido. As mamas são dois órgãos localizados na porção anterior e superior do tórax. Nas mamas são encontradas glândulas responsáveis pela lactação, portanto, são órgãos intimamente relacionados com a reprodução.
O tecido mamário ectópico axilar pode ser dividido em 8 categorias: 1) presença de mama completa com tecido glandular mamário e complexo aréolo-mamilar; 2) presença de tecido glandular e mamilo; 3) tecido glandular e aréola; 4) somente tecido glandular; 5) complexo aréolo-mamilar com substituição do tecido glandular ...