EQST

Para Que Serve A Naloxona?

Para que serve a Naloxona?

Narcan® (cloridrato de naloxona) é um antagonista de opioide indicado para o tratamento de emergência de superdose ou intoxicação aguda por opioide, suspeita ou comprovada, que se manifesta por depressão respiratória e/ou depressão do sistema nervoso central.

Como funciona Naloxona?

Mecanismo de ação da Naloxona não é bem compreendido. Parece competitivamente deslocar os analgésicos opioides (previamente administrados) dos receptores inibindo seus efeitos (o antagonismo opioide pode precipitar sintomas de abstinência no paciente dependente de opioides).

Qual o valor da Naloxona?

Boleto Parcelado

Quais os efeitos adversos mais observamos no uso do medicamento naloxona?

Gastrintestinal: vômito, náusea. Doenças do sistema nervoso: convulsões, parestesia, convulsão de grande mal. Distúrbios psiquiátricos: agitação, alucinações, tremores. Doenças respiratórias, torácicas e do mediastino: dispneia, depressão respiratória, hipóxia.

Porque a superdosagem ou o uso frequente da Naloxona pode aumentar os efeitos colaterais?

Uma superdose de Cloridrato de Naloxona pode resultar numa significativa reversão da analgesia e aumento da pressão sanguínea. Similarmente, uma reversão rápida pode ocasionar náuseas, vômitos, sudorese e estresse circulatório.

Como agem os opióides no organismo?

Os opióides atuam a nível celular ligando-se aos receptores opióides presentes em todo sistema nervoso central (SNC), especialmente no núcleo do trato solitário, área cinzenta periaquedutal, córtex cerebral, tálamo e substância gelatinosa da medula espinhal.

Quais os efeitos adversos mais observamos no uso do medicamento Naloxona?

Gastrintestinal: vômito, náusea. Doenças do sistema nervoso: convulsões, parestesia, convulsão de grande mal. Distúrbios psiquiátricos: agitação, alucinações, tremores. Doenças respiratórias, torácicas e do mediastino: dispneia, depressão respiratória, hipóxia.

Quais são os principais efeitos adversos dos analgésicos opioides?

Efeitos colaterais dos opioides Os efeitos colaterais mais comuns são geralmente sonolência, constipação, náuseas e vômitos. Alguns pacientes também podem apresentar tontura, prurido, alterações mentais (como pesadelos, confusão e alucinações), respiração lenta ou superficial ou dificuldade para urinar.

Qual o tratamento recomendado para casos de superdosagem com opióides?

Na suspeita da intoxicação por opioides e depressão respiratória deve ser utilizada a naloxona, o antídoto para a overdose de opioides é um antagonista do receptor opioide mu-competitivo que reverte todos os sinais de intoxicação por opioides.

O que é a tolerância ao opioide?

A tolerância aos opióides está relacionada à alteração do acoplamento das proteínas G excitatórias dos receptores opióides que ocorre após longo período de uso desses fármacos, fazendo com que a adenilíl ciclase seja ativada, levando a up-regulation da via do segundo mensageiro adenosina monofosfato cíclico (AMPc).