Os vasa vasorum (VV) são pequenas artérias que pe- netram na parede arterial tanto por sua superfície luminal (vasa vasorum internae) como pela adventícia (vasa vaso- rum externae). Os VV adventiciais ramificam-se em vasos menores que irrigam as camadas mais externas da túnica média.
"vasos dos vasos") são pequenos vasos sanguíneos encontrados ao redor de paredes de grandes vasos na camada adventícia, que servem para sua nutrição.
VASA VASORUM: vasos que encontram-se na adventícia ou na túnica média. Em vasos maiores as camadas são mais espessas para serem nutridas somente por difusão a partir do sangue que circula na luz do vaso.
A túnica adventícia é constituída de tecido conjuntivo frouxo rico em fibras colágenas, fibrócitos e fibroblastos, e torna-se gradualmente contínua com o tecido conjuntivo do órgão pelo qual o vaso sanguíneo está passando.
Possuem uma túnica média contendo uma série de lâminas elásticas, sendo possível observar entre essas lâminas células musculares lisas, colágeno e glicoproteínas. A presença das lâminas elásticas nessas artérias é fundamental para garantir que grandes variações de pressão arterial não ocorram.
As artérias são vasos sanguíneos capazes de vascularizar os órgãos do corpo. Sua função principal é levar o sangue rico em nutrientes e oxigênio, já bombeado pelo coração, para todo o corpo. Esses vasos arteriais fazem parte do sistema cardiovascular e são de total importância para o funcionamento do corpo humano.
Veias são vasos que garantem o retorno do sangue dos tecidos periféricos para o coração. Diferenciam-se das artérias por apresentarem paredes mais finas e válvulas. Veias são vasos sanguíneos que apresentam como função retornar o sangue dos vários tecidos do corpo para o coração.
As varizes também são veias dilatadas, que aparecem principalmente nas pernas e nos pés, mas, diferentemente das veias saltadas saudáveis, elas são tortuosas, serpentinosas e onduladas. Além disso, elas podem causar dor, coceira ou escurecimento da pele. Se não forem tratadas podem, até mesmo, aumentar de tamanho.
As veias apresentam uma parede formada por três camadas: túnica íntima, túnica média e túnica adventícia. Essa parede é menos desenvolvida que a parede arterial, apresentando cerca de 1/3 da espessura da parede de uma artéria.
Veias cava A veia cava é considerada a principal veia do corpo, pois ela é responsável por levar o sangue da cabeça, dos membros superior, inferiores e abdômen de volta para o coração. Por isso, ela é dividida em veia cava superior e veia cava inferior.
Nele desembocam três veias: veia cava superior, veia cava inferior e seio coronário. O ventrículo direito comunica-se com o átrio direito e dele parte a artéria pulmonar, que leva sangue aos pulmões. O átrio esquerdo recebe sangue vindo dos pulmões por meio de quatro veias pulmonares.
O sangue pode ser ainda vermelho vivo (sangue arterial) ou vermelho mais escuro (sangue venoso), isto porque se o sangue leva o oxigênio às células, é vermelho vivo. Posteriormente, recebe o dióxido de carbono que as células produzem, tornando-se mais escuro, pois a presença de oxigênio é menor.