O pecado original é uma doutrina cristã que pretende explicar a origem da imperfeição humana, do sofrimento e da existência do mal através da queda do homem. Tal doutrina não existe no Judaísmo nem no Islamismo. Foi desenvolvida por Santo Agostinho, numa controvérsia com o monge Pelágio da Bretanha.
O Cristianismo afirma que a caridade é o "amar ao próximo como a si mesmo". ... Resumindo e usando as palavras do Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, "a caridade é a virtude teologal pela qual amamos a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos por amor de Deus.
Igreja Católica
Quando pronunciamos a palavra caridade, logo nos vem à mente a idéia de que é uma prática religiosa que tem por finalidade a ajuda material e espiritual aos mais pobres da sociedade, atendendo a uma determinação divina expressa em textos sagrados.
28 sinônimos de caridade para 2 sentidos da palavra caridade: Amor e ajuda ao próximo: 1 compaixão, amor, bondade, benevolência, piedade, misericórdia, beneficência, generosidade, humanidade, humanitarismo, prodigalidade, liberalidade, filantropia, altruísmo, solidariedade, magnanimidade, munificência.
1 Ação de fazer o bem; virtude ou prática de fazer o bem, de beneficiar o próximo; filantropia. 2 Inclinação para o bem; benfazer.
Significado de Caridade Disposição para ajudar o próximo; tendência natural para auxiliar alguém que está numa situação desfavorável; benevolência, piedade.
1 ajuda, apoio, auxílio, amparo, assistência, socorro, caridade, proteção, defesa, respaldo, adesão. Laços de amizade: 2 amizade, companheirismo, camaradagem, irmandade, coleguismo.
1 Qualidade, característica, condição ou estado de solidário. 2 Sentimento de amor ou compaixão pelos necessitados ou injustiçados, que impele o indivíduo a prestar-lhes ajuda moral ou material. 3 Ligação recíproca entre duas ou mais coisas ou pessoas, que são dependentes entre si.
“No que se refere a solidariedade, há na natureza humana uma necessidade de ser bem visto pelos outros, de pertencimento a grupo ou sociedade, de conexão e busca por aceitação externa”. ...
Alguns exemplos de atos de solidariedade são: ouvir alguém quando essa pessoa precisar falar, procurar ajudar as pessoas de forma geral e pensar se suas atitudes vão prejudicar alguém de alguma forma. Tudo isso reunido muda a forma como vivemos em sociedade.
A solidariedade precisa ser trabalhada nas crianças todo dia, em casa e também na escola. Só assim elas aprenderão o quanto é importante ajudar o próximo
A solidariedade é um sentimento que leva os homens a se ajudarem mutuamente, sem querer ou pedir nada em troca. Podemos ver histórias maravilhosas de pessoas que vivem para fazer o que Deus nos pede “amará o teu próximo como a si mesmo”, e na maioria das vezes, ajudando pessoas que nem se quer conhecem.
A solidariedade é capaz de transformar a nossa sociedade. Seja praticando atos de bondade, tendo empatia, doando seu tempo e/ou recursos financeiros, o importante é fazer o bem sem olhar a quem. O amor ao próximo é o princípio da caridade.
Alguns dos benefícios da solidariedade são:
Cooperar para consolidar algo maior (uma meta, uma parceria, uma cultura...) é solidariedade. A solidariedade supõe compreender-se parte de um sistema. Cooperar sem a noção do todo do qual se participa é apenas trabalhar junto, colaborar.
Solidariedade é um valor que só se manifesta através de ações e não de discurso, como as autoridades normalmente fazem, em função de seu significado: “Qualidade do que é solidário. Dependência mútua. Reciprocidade de obrigações e interesses. Direito de reclamar só para si o que se deve a todos.
Isso tudo chama-se ética de responsabilidade solidária, que significa colocar-se no lugar do próximo. É se indignar com as minorias que são apartados da sociedade. É fazer algo para reverter a situação de vítima de todos aqueles sofredores da exclusão social.
A explicação é científica: ao praticar um ato solidário, liberamos endorfina, hormônio responsável pela regulação do nosso bem-estar. "A solidariedade gera, então, energia, melhora a saúde e impulsiona a gente para o bem", resume.
Solidariedade é um ato de bondade e compreensão com o próximo ou um sentimento, uma união de simpatias, interesses ou propósitos entre os membros de um grupo: Cooperação mútua entre duas ou mais pessoas; Identidade entre seres; Interdependência de sentimentos, de ideias, de doutrinas.
A solidariedade é dos princípios que trabalha a formação humana do sujeito, visando a integração dos sujeitos, a harmonia de suas relações sociais. ... Para trabalhar a autoajuda, é importante que os alunos saibam quais as suas necessidades enquanto pessoas.
A solidariedade é capaz de transformar a nossa sociedade. Seja praticando atos de bondade, tendo empatia, doando seu tempo e/ou recursos financeiros, o importante é fazer o bem sem olhar a quem. O amor ao próximo é o princípio da caridade.
A importância da solidariedade Ser solidário é, também, ser amigo e empático, permitindo-se sentir a dor do outro para, em seguida, buscar ajudá-lo de alguma maneira.