Os pronomes invariáveis são que, quem e onde. Sua forma sempre será essa, independentemente do contexto. Os pronomes variáveis são cujo (cuja, cujos, cujas), o qual (a qual, os quais, as quais) e quanto (quanta, quantos, quantas).
Acompanhe a lista dos pronomes indefinidos: Variáveis: algum, bastante, certo, muito, nenhum, outro, pouco, qualquer, tanto, todo, um, vários, quanto. Invariáveis: cada, nada, ninguém, alguém, algo, outrem, tudo, quem, demais.
Os pronomes relativos são: “that, who, whom, which e whose”. Eles se referem a termos citados anteriormente e devem ser usados sempre para se introduzir uma oração subordinada a uma oração principal. Cada pronome possui sua função diferenciada, por exemplo: Não pare agora...
IMPORTANTE: who também exerce a função de pronome interrogativo e nesse caso, seu significado é quem. Confira a frase abaixo. Exemplo: ... O significado do pronome relativo whom pode ser que, quem, a quem, a qual, o qual, os quais, as quais, dependendo da frase.
Podemos dizer que who é usado para determinar quem está fazendo algo. Já whom é usado para determinar quem recebeu uma ação de alguém. Uma dica para saber quando usar cada um é perguntar a si mesmo sobre a ação: se a resposta for him/her, você deve usar whom, e se for he/she, use who.
“Relative pronouns” correspondem aos pronomes relativos que ligam duas sentenças: a “relative clause” e a "main clause”, que podem ser traduzidos como oração principal e oração relativa. “Relative pronouns” são os pronomes em inglês que podem retomar algo já dito anteriormente, e também unir mais de uma oração.
Who (que): Antecede pessoa, seguido do verbo;. Whom (que): Antecede pessoa, seguido de nome ou pronome; Which (que): Antecede objetos, animais e coisas; That (que): pode substituir who, whom e which.
OBSERVAÇÃO: O pronome who também pode referir-se a animais (mas apenas animais que tenham nomes ou são conhecidos, como Lassie, por exemplo). - Quando o antecedente for coisa ou animal e o pronome relativo exercer a função de objeto, usa-se which, that ou pode-se omitir (-) o pronome relativo.
O que são e como usar os pronomes relativos em inglês?
The woman who you called is my sister. Portanto, podemos dizer que se depois de “who” tivermos um verbo, então temos sempre de deixá-lo quietinho lá. Por outro lado, se depois de “who” tivermos um pronome (uma pessoa, alguém), então poderemos usar “who”, “whom”, “that” ou nada.
Na língua inglesa, os pronomes utilizados são: Who, Whom, Which, Whose e That. Todos eles são responsáveis por unir uma frase à outra ou fornecer informações adicionais à frase anterior sem ter a necessidade de começar outra. Cada pronome relativo é utilizado para complementar uma oração de forma diferente.
Os pronomes this e that são usados quando queremos nos referir a um elemento no singular. A diferença entre that e this é a seguinte: this é usado quando o emissor da mensagem se refere a um elemento que está próximo dele. that é usado quando o emissor da mensagem se refere a um elemento que está distante dele.
CASO 1 - Which é usado apenas com coisas. That se usa com pessoas e coisas. A primeira diferença é que "that" pode ser usado com pessoas e coisas. Mas "which" é usado apenas com coisas.
Como usar this e that em inglês: o básico
QUANDO O USO É NECESSÁRIO Quando That for um pronome demonstrativo, cujos significados são esse, essa, aquele, aquela, aquilo. Lembrando que estes significados serão definidos pelo contexto (uma frase, uma situação, etc).