Resumidamente, o protocolo AMIOFE foi criado para conter dados suficientes para detecção e graduação de distúrbios miofuncionais orofaciais, sem que fosse extenso e demasiadamente abrangente. Previamente, ele foi validado para crianças( 9 ), jovens e adultos, com boa sensibilidade e especificidade( 10 ).
Até os cinco anos, as crianças ainda têm certas dificuldades em pronunciar alguns fonemas ou palavras. De acordo com especialistas, depois dessa idade, se a criança ainda tem dificuldades muito acentuadas, é fundamental levá-la a um fonoaudiólogo.
Quando esperamos que uma criança fale palavras? Algumas já ensaiam antes dos 12 meses de idade. O mais comum, no entanto, é que isso ocorra entre 12 e 18 meses. Ao redor de 2 anos, o vocabulário tem entre 50 a 100 palavras, e, a partir de então, aumenta em uma velocidade tão rápida que até perdemos a conta.
Com 6 meses, estará balbuciando, aos 9 meses formula palavras bilabiais como “dada” e a partir de 1 ano pode estar falando palavras como mamãe, vovô. Algumas crianças começam a falar próximo dos 2 anos e se isso não acontecer precisará ser avaliado pelo pediatra e pela fonoaudióloga.
Confira como estimular o bebê a falar:
Confira algumas práticas simples para estimular a fala das crianças!
Conselhos para ensinar a falar
Os jogos vocálicos ajudam os bebês a emitir sons. Como essas atividades envolvem sons, servem não somente para estimular os balbucios incompreensíveis, mas também para reforçar o desenvolvimento linguístico. Por meio de jogos as crianças de 2 e 3 anos desenvolvem habilidades tanto físicas como mentais.
1. Leitura com a criança. Uma das atividades para fazer com as crianças de 3 anos é a leitura. Como elas gostam de acompanhar as histórias por meio das figuras, a dica é selecionar livros com enredos fáceis para o pequeno entender e com muitas imagens.
Art. 1º - É vedado ao fonoaudiólogo dar diagnóstico, realizar terapia fonoaudiológica individual ou em grupo pela Internet ou qualquer outro meio de comunicação.