O exame citopatológico é um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero que possam predizer a presença de lesões precursoras do câncer ou do próprio câncer.
Quando a citologia mostra câncer, muitas vezes, uma biópsia é também realizada para se ter certeza de qualquer achado anormal antes do tratamento ser iniciado. A punção por agulha fina (PAAF) é considerada, às vezes, um exame de citologia e algumas vezes é considerada uma biópsia.
Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame, evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame.
COLPOSCOPIA ONCÓTICA A coleta não é diferente da normal. Na citologia líquida, a amostra coletada através da espátula ou escova, é colocada em solução líquida.
Olá! Se a biópsia do colo uterino for realizada, o ultrassom não deverá ser feito no mesmo dia se após o procedimento. Pode realizar primeiro o ultrassom e após a colposcopia com biópsia, se necessário.
Como é feita a colposcopia
Cuidados após a colposcopia Algum incômodo vaginal pode ocorrer nos 2 ou 3 primeiros dias após o exame. Pequenos sangramentos podem surgir por até uma semana. Corrimentos também são comuns e podem ser de coloração escura se o médico tiver usado a solução de Monsel.
Quando são encontradas áreas anormais, é realizada uma biópsia, através de instrumentos que são colocados no endoscópio. Consiste na coleta de uma amostra de tecido retirado do esôfago, estômago ou duodeno.
É recomendada para lesões grandes, com mais de um centímetro de diâmetro, que estejam em regiões de risco. A biópsia incisional também pode ser indicada quando há suspeita de malignidade do tumor e quando o diagnóstico definitivo é requerido antes de planejar a remoção completa ou outros tipos de tratamentos.
3a ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. 54) São indicações de biópsia incisional, exceto: a) lesões extensas (> 3 cm).