A arteriografia utiliza raios-x para visualizar a anatomia das artérias do corpo e também é conhecido como angiografia. Este é, geralmente, um procedimento ambulatorial.
A cirurgia revascularização do miocárdio, popularmente conhecida como ponte de safena, é uma das cirurgias mais realizadas em todo mundo. Ela é indicada em situações onde existem obstruções (entupimentos) importantes nas artérias do coração, conhecidas como artérias coronárias.
Para realizar o exame é aplicada anestesia no local onde vai ser introduzido o cateter, que é um pequeno tubo que é conduzido pelo médico até o local onde se pretende observar os vasos sanguíneos, que geralmente é inserido na virilha ou no pescoço.
Os riscos mais comuns da arteriografia são reações alérgicas ao contraste e sangramento no local da punção. Com menor frequência podem ocorrer queda da pressão arterial e alterações renais devidas ao contraste.
É um exame diagnóstico minimamente invasivo que visualiza a parede das artérias. O procedimento capta imagens dos vasos sanguíneos para verificar a presença de obstruções ou dilatações, principalmente na artéria aorta e seus ramos nas regiões do tórax, do abdômen, dos braços ou das pernas..
Consiste na inserção de um cateter na região da virilha com anestesia local, com a utilização de contraste é possível a visualização das artérias dos membros inferiores após emissão de raio-x e transferência de imagens para o monitor.
É um exame invasivo, feito em ambiente hospitalar, que introduz um pequeno tubo (cateter) por uma veia dos braços ou pernas e injeta contraste nas artérias carótidas. Este exame pode diagnosticar e avaliar a gravidade de doenças que atacam as artérias como: aterosclerose, aneurismas e má formação.
A taxa de complicações de uma angiografia cerebral é de 8,4%, distribuídas em : complicações permanentes: 0,9 % (a pior sendo o derrame cerebral); complicações transitórias: 2,6% ; complicações locais (inchaço por hematoma na região da virilha e raramente infecção) : 4,9%.
A angiografia é realizada, de um modo geral, em ambiente hospitalar mas não requer internamento embora, em alguns casos, seja recomendável passar uma noite no hospital. O procedimento demora entre 30 minutos a 2 horas e é realizado sob anestesia local ou sedação.
A Angiografia cerebral consiste em um exame neurorradiológico realizado após punção femoral e que com auxílio de cateteres de diferentes formatos e de um fia guia com o objetivo de avaliar a circulação intracraniana com a visualização dos vasos assegurados em decorrência de uso de contraste não iônico e de radiação ...
Durante a angiotomografia coronariana, o contraste é injetado por uma bomba infusora em uma veia periférica (normalmente no braço) para que as artérias coronárias possam ser vistas após alguns segundos. Alguns pacientes podem sentir uma sensação de calor quando o contraste é injetado.
No exame de angiorressonância magnética, o paciente deita em uma maca, que desliza para dentro de um aparelho circular, a máquina de ressonância magnética. Esse aparelho é composto por um imã gigante que capta imagens do corpo.
Assim como a angiotomografia, a angiorressonância também faz imagens de artérias e veias, mas de um método diferente: é utilizado o aparelho de ressonância magnética que, diferente do primeiro, não emite radiação no corpo do paciente.
Angioressonância Magnética Arterial de Crânio (Vasos Cerebrais, Intra Cranianos) O exame estuda a circulação sanguínea do cérebro e do encéfalo.
A Angioressonância ou Angiografia por Ressonância Magnética é um método de exame não invasivo que serve para visualizar as artérias e veias do corpo.
ANGIORESSONÂNCIA MAGNÉTICA
O preço da tomografia computadorizada varia entre R$ 200 e R$ 700,00, no entanto esse exame é disponibilizado pelo SUS, não havendo custo.