Retas Oblíquas são retas concorrentes que formam ângulos diferentes de 90º. Utilizamos o símbolo ∠ para indicar a condição de oblíqua. Notação: r ∠ s Lê-se: reta r oblíqua à reta s. Retas Perpendiculares são retas concorrentes que formam ângulos retos (iguais a 90º).
Dois vetores são considerados como sendo colineares quanto têm a mesma direção (ainda que possam ter sentidos opostos). Por outras palavras, dois ou mais vetores são colineares se ao colocarmos retas "por cima" desses vetores, elas forem paralelas.
Duas retas (segmentos de reta) no espaço R3 podem ser: paralelas, concorrentes ou reversas. Retas paralelas: são retas que não possuem interseção e estão em um mesmo plano. Retas concorrentes são retas que têm um ponto em comum. As retas perpendiculares são retas concorrentes que formam entre si um ângulo reto.
Os pontos que fazem parte da reta sempre são indicados por letras maiúsculas. Semirreta: é uma reta que tem início (marcado por um ponto), mas não tem fim. Ou seja, é uma linha que apresenta somente uma direção e sentido, partindo de um ponto de origem.
Uma semirreta possui apenas um ponto de origem, ou seja, enquanto uma reta é infinita nos dois sentidos, uma semirreta só é infinita em um só sentido. Ela possui dois pontos, um ponto é a origem, o outro é um ponto de passagem.