Ao fim do contrato de comodato o retorno do bem deve ser acompanhado de nota fiscal de retorno de bem recebido por conta de contrato de comodato, utilizando o CFOP, 6.
Natureza da operação: retorno industrialização por encomenda
CFOP 5916 - Retorno de mercadoria ou bem recebido para conserto ou reparo.
5949 - Outra saída de mercadoria ou prestação de serviço não especificado Classificam-se neste código as outras saídas de mercadorias ou prestações de serviços que não tenham sido especificados nos códigos anteriores.
5124 - Industrialização efetuada para outra empresa Classificam-se neste código as saídas de mercadorias industrializadas para terceiros, compreendendo os valores referentes aos serviços prestados e os das mercadorias de propriedade do industrializador empregadas no processo industrial.
Por ser um código que especifica processos de industrialização, o CFOP 5124 só pode ser utilizado quando a empresa responsável pela industrialização envia os produtos para a empresa que encomendou esse processo.
Em relação ao registro de uma operação de industrialização por encomenda, quando do recebimento pelo autor da encomenda, da NF de industrialização CFOP 5124, que será escriturada na entrada sob o CFOP 1124; Qual seria a forma correta de escriturar o item desta NF no registro C170?
A operação de remessa para industrialização acontece quando uma empresa (denominada encomendante) envia insumos. ... Essa remessa pode ser real ou simbólica, isto é, quando a remessa sai direto da empresa que está fornecendo os insumos. Nessa operação há suspensão do ICMS e do IPI.
A industrialização por encomenda caracteriza-se como uma operação em que, determinado estabelecimento remete insumos (matéria-prima, produto intermediário e material de embalagem) a um estabelecimento industrial, para que este submeta estes insumos a um processo industrial e retorne esses produtos industrializados ao ...