Boa tarde Anonimo, segundo o seu relato você tem dificuldades de expressar sensações, existe um transtorno que se chama Alexitimia que significa a incapacidade ou inabilidade de identificar e descrever as emoções, esse transtorno pode vim acompanhado de depressão ou ansiedade.. É como uma “cegueira emocional”.
Apatia é uma condição psicológica designada por um estado emocional de indiferença. ... A palavra apatia tem origem no grego apátheia, onde páthos que remete para “aquilo que afeta o corpo e a alma". É o estado de uma alma indiferente, que não é suscetível de se emocionar por falta de sensibilidade ou de sentimento.
Empatia é quando você se doa para outra pessoas. Já apatia é quando a pessoa tem muita dificuldade de sentir emoções.
Na Medicina, a apatia acaba sendo um sintoma de que algo não vai bem com o corpo da pessoa, em especial se essa apatia vem associada a algum outro sintoma médico, como febre e dores no corpo, por exemplo.
“A mania (euforia) é caracterizada por: período de humor anormal, persistentemente elevado, expansivo ou irritável e aumento da atividade ou da energia”, afirma a psiquiatra Erika Mendonça. Ou seja, não se trata de uma euforia normal, que qualquer pessoa pode ter, mas sim de um estado exacerbado de empolgação.
Aliás, altruísta e altruístico são as únicas palavras que se encontram registadas no Dicionário Houaiss de Sinônimos e Antônimos (2003) como antónimos de egoísta, individualista, egocêntrico, egotista.
No estágio de euforia, a pessoa tem pensamento acelerado, acaba fazendo gastos excessivos nas compras, pode fechar maus negócios justamente por achar que é uma pessoa especial, tem mania de grandeza.
Se começar a entrar em euforia: