A Terapia Cognitivo Comportamental, também conhecida popularmente por TCC, surgiu com o objetivo de corrigir esses pensamentos distorcidos e aliviar os sintomas depressivos. Segundo Beck: “É um processo cooperativo de investigação empírica, testagem da realidade e resolução de problemas entre o terapeuta e o paciente”.
A Psicologia Comportamental é uma área da psicologia que acredita na unidade entre a mente e o corpo do ser humano e nega a existência do estado de consciência e subconsciência. Dessa forma, acredita-se que os comportamentos em todos os animais, incluindo os seres humanos, são aprendidos.
Conheça a seguir algumas das técnicas mais utilizadas na TCC.
A terapia cognitivo comportamental padrão tem duração entre 12 a 24 sessões. Há algumas áreas de problema como os transtornos de personalidade, Transtorno bipolar, Esquizofrenia e dependência química em que o tratamento pode se estender por um período maior do que isso.
Os valores variam entre R$ 100 e R$150,00 reais nas grandes cidades. Você consultar mais informações no site do Conselho Regional de Psicologia do seu estado e também pode negociar valores com seu terapeuta.
Isso depende mto da abordagem e da linha que o psicólogo segue, mas via de regra, uma vez por semana é o ideal. Na maioria dos casos uma sessão por semana é o tempo ideal. Neste período estará sendo observado os acontecimentos e as respectivas respostas do paciente em relação a eles. Ao psicólogo cabe as intervenções.
Alguns autores chegam mesmo a dizer que o bom terapeuta não é aquele que não tenha problemas, mas aquele que os tenha ou tenha tido e os tenha solucionado por meio de uma psicoterapia. Em resumo: uma terapia deve terminar com a desidealização do terapeuta.
Oito sinais de que a terapia está mesmo a funcionar