Você sabe porque é preciso fazer aquecimento ou alongamento antes do treino ou da prática de exercícios físicos? Não importa o seu grau de comprometimento com a prática de atividades físicas, se você já praticou, alguém te alertou sobre. Nem que seja uma lembrança da aula de educação física na época do colégio em um passado distante. Com certeza você já ouviu falar sobre a importância do aquecimento e alongamento antes de praticar exercícios.
Alongar é uma necessidade. O alongamento melhora a flexibilidade, que é uma das qualidades físicas fundamentais. Todo programa de exercícios, independentemente de seus objetivos ou da modalidade praticada, deve incluir exercícios de alongamento.
O geral é aquele que todo mundo conhece: uma prática de corpo inteiro que acelera o coração, a respiração e o fluxo sanguíneo. Esse tipo de aquecimento deve ser feito por alguns minutos, como 10 ou 15, antes da atividade física.
Muitas pessoas adotam uma corrida leve nessa fase do aquecimento, o que é totalmente aceitável. Ao correr, é relativamente simples medir seus níveis de esforços e gradativamente gerar intensidade aumentando sua velocidade na corrida. Embora disparos de ida e volta sejam perfeitamente adequados para os propósitos do aquecimento, você não precisa se limitar a eles. Se estiver treinando com amigos, vocês podem se dividir em times para jogos básicos, como se dividir em times, onde o time oponente tenta manter a posse da bola enquanto o outro tenta pegar. Esses jogos podem ajudar a preparar o corpo e podem ser mais divertidos do que apenas correr. Só não podem ser muito competitivos, pois podem geram cansaço antes mesmo do treino começar. Portanto quando criar jogos como esse, lembre-se que são apenas para o aquecimento.
Um dos melhores momentos para fazer alongamento é minutos antes da hora de dormir. Os movimentos devem ser executados de forma passiva e tranquila. A execução dos movimentos para alongar é uma forma eficaz de repousar com o corpo mais relaxado e de ter um sono de maior qualidade.
Além disso, o alongamento também promove uma sensação de bem-estar geral. Durante a prática, os músculos ficam mais relaxados, aliviando a tensão acumulada ao longo do dia. Esse relaxamento muscular pode ser especialmente benéfico para quem passa muitas horas em posições sedentárias ou com movimentos repetitivos.
Esportes que envolvem mais pulos e têm uma grande intensidade de ciclos alongamento-encurtamento dos músculos — como futebol — requerem que músculos e tendões já estejam bem flexíveis no início da atividade.
A prevenção de lesões também é amplamente garantida pelo aquecimento. O músculo – e o organismo como um todo – estará mais preparada para receber estímulos de força e débito anaeróbico, como acontece nos exercícios.
Com o passar dos anos nessa rotina, começamos a ficar encurtados — ou seja, perdemos a flexibilidade. Aí começam a aparecer dores, problemas posturais, tensões e vários outros incômodos.
O recomendado é que esse aquecimento antes do treino dure ao menos 10 minutos. Porém, em dias frios, onde o corpo demora mais para aquecer, é preciso de mais tempo. Cerca de 15 minutos são suficientes para deixar o corpo todo mais quente.
Então, por que fazemos aquecimento antes dos treinos? De forma simples, o aquecimento funciona como preparação física e mental para o corpo, com o intuito de prepará-lo para treinos de média e alta intensidade. Um bom aquecimento pode te ajudar evitar lesões, entretanto um ótimo aquecimento pode trazer benéficos como aumento na melhora da sua performance, te ajudando a começar seus treinos com mais energia, te fazendo manter o ritmo intenso do treino.
Agora que você já aprendeu a importância do alongamento para os seus treinos, sugerimos que você leia também nosso artigo sobre como se preparar para um treino de corrida. Vamos lá?
“O aquecimento deve ser feito antes de qualquer prática esportiva e serve para elevar a temperatura do corpo, a frequência cardíaca, a respiração e a pressão arterial, além de provocar uma vasodilatação que vai levar mais oxigênio para os músculos e promover um metabolismo aeróbico (que consome oxigênio)”, sintetiza o dr. Fabiano Cunha, ortopedista e médico do esporte do Hospital Santa Paula, em São Paulo.
A chave do alongamento dinâmico é lembrar que trata-se de um alongamento, portanto certifique-se de que em cada movimento seus músculos serão alongados o máximo possível. O alongamento dinâmico oferece benefícios como replicar alguns dos movimentos que você fará durante o seu treino, embora ambos os estilos de alongamento possam trazer os benefícios buscados, uma vez que os movimentos sejam feitos da forma correta.
Ele deve ser realizado antes e após a atividade física, já que é voltado para o aumento da flexibilidade. Durante o alongamento, ocorre o estiramento das fibras musculares, que têm seu comprimento e sua flexibilidade aumentados.
Realizar um aquecimento adequado é o primeiro passo para uma prática esportiva segura e eficiente. O aquecimento não deve ser visto como um mero ritual, mas sim como uma etapa essencial para preparar o corpo para o esforço físico que está por vir. Durante essa fase, a temperatura corporal aumenta gradualmente, estimulando o fluxo sanguíneo para os músculos e articulações.
O aquecimento antes dos exercícios é algo familiar para a maioria dos praticantes de fitness, mas quantos dos praticantes param para pensar sobre a prática pré-treino? Qual o propósito do aquecimento? É uma questão importante de ser pensada, uma vez que o aquecimento não serve apenas para prevenir lesões, ele impacta diretamente na performance durante o treino. A visão tradicional do aquecimento retrata uma prática não muito prazerosa, entretanto o ato de se aquecer para treinar pode ser algo divertido, além de trazer os benefícios desejados. Então qual é o propósito do aquecimento?
Deve-se evitar alongamentos intensos associados a outras atividades. Alongamentos intensos podem aumentar o risco de lesões tanto realizados antes, como após sessões de outros exercícios, principalmente que envolva força”, afirma o profissional.
NÃO… DE FORMA ALGUMA! O que recomenda-se é fazer os alongamentos no final da sessão de musculação (e não no início, como advogam alguns). Com isso, você pode relaxar a musculatura que foi utilizada e favorecer a recuperação para o próximo treino.
Ele deve ser realizado antes e após a atividade física, já que é voltado para o aumento da flexibilidade. Durante o alongamento, ocorre o estiramento das fibras musculares, que têm seu comprimento e sua flexibilidade aumentados.
Não se deve alongar: √ Se tem tendões ou ligamentos lesionados ou alguma de micro ruptura muscular. √ Quando a musculatura está sobrecarregada e muito contraída. O excesso de alongamentos pode provocar lesões.
Antes e depois de atividades físicas do dia a dia, como a caminhada, ou da prática de esportes no tempo de lazer, o alongamento melhora a flexibilidade do corpo possibilitando movimentos mais amplos, além de reduzir o risco de lesões. Exercícios de alongamento trazem benefícios à saúde em todas as faixas etárias.
Não se deve alongar: √ Se tem tendões ou ligamentos lesionados ou alguma de micro ruptura muscular. √ Quando a musculatura está sobrecarregada e muito contraída. O excesso de alongamentos pode provocar lesões.
Turibio explica que o alongamento de um determinado grupo muscular deve ter a duração mínima de 15 segundos e a duração máxima de 45 segundos. Menos do que 15 segundos não trará efeito e mais do que 45 segundos pode prejudicar o desempenho muscular em atividades realizadas imediatamente após alongar.
O alongamento à noite vem para reduzir a sobrecarga das articulações, especialmente daquelas mais solicitadas durante o dia. É por isso que antes de dormir é recomendado alongar, especialmente, o pescoço e os ombros, onde se concentram as tensões, e a região da lombar.