3. Rascunho
O preconceito é um julgamento formado antecipadamente, caracterizado principalmente por não ter lógica ou fundamento crítico. Geralmente, ele é expresso por meio de atitudes discriminatórias, para com outras pessoas, tendências de comportamento, crenças e sentimentos.
Considerando a Escola como o espaço na qual estereótipos, preconceitos e práticas discriminatórias são desconstruídas. Ela reúne instrumentos pedagógico que viabilizam esse propósito a partir da reflexão dos profissionais que a compõem.
Inspire-se pelos bons exemplos e convide a turma a refletir:
O professor pode contar histórias que apresentam personagens negros ou índios; fazer teatrinho de fantoches com bonecos de origem chinesa, africana, européia; colocar nomes originários de outros países nas personagens; promover uma aula sobre a cultura dos países ou de uma determinada raça; ver vídeos sobre outras ...
Entende-se por racismo no futebol qualquer prática racista (normalmente xingamentos ou algum tipo de sinal) realizada em campo durante alguma partida de futebol ou ainda nas arquibancadas, direcionada a algum dos participantes diretos da partida.
O racismo em dados Fica difícil, por exemplo, combater o racismo na escola sem professores negros. ... Os dados ainda mostraram que 73,7% dos alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) no ensino fundamental são pardos ou negros. No ensino médio, esse percentual era de 65,7% em 2018.
A desigualdade racial é caracterizada pelas diferenças sociais entre brancos e negros. ... Na educação básica, indicadores de analfabetismo, abandono e desempenho, por exemplo, permanecem muito mais altos para os estudantes negros.
“Uma Educação antirracista é aquela que entende que vivemos em uma sociedade racista, em que as relações entre as pessoas são pautadas também a partir do lugar social e racial que elas ocupam, e se preocupa em preparar indivíduos que possam se colocar contra esse sistema, gerador de maior desigualdade”.
A proposição de educação antirracista através das disciplinas Arte, História, Língua Portuguesa, regulamentada pela Lei vem reforçar a contribuição dos povos africanos e afro-brasileiros em nossa cultura, além de delinear ações afirmativas que minimizem o preconceito e desvalorização da mesma, dando-lhes ...
Músicas, danças, jogos, brincadeiras e atividades de origem africana, como a capoeira. A escola ainda pode investir em projetos como feiras, eventos e apresentações culturais para trabalhar o tema de forma integrada, aproveitando a oportunidade para envolver as famílias e a comunidade escolar na temática.
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.
Na década de 1970, o movimento negro no Brasil apontou dia 13 de maio como Dia Nacional de Denuncia do Racismo e 20 de novembro como o Dia nacional da Consciência Negra, para que fosse lembrado e homenageado o líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, assassinado nesse dia pelas tropas coloniais brasileiras, em 1695.
dia da Consciência Negra
Projeto transforma em feriado nacional Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. O Projeto de Lei 5228/20 transforma em feriado nacional o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado anualmente no dia 20 de novembro.
Siga o Valor Investe: Atualmente, apenas 5 estados adotam o Dia Nacional da Consciência Negra como feriado local: Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro.
ARTIGO 1º - Fica, a Administração Pública Municipal de Ribeirão Preto autorizada a instituir o dia 20 de Novembro (Dia Nacional da Consciência Negra) como feriado municipal.
Feriados 2021
Segundo a legislação vigente, a data não é feriado em Ribeirão Preto; Portanto, sua empresa pode exigir uma jornada de trabalho normal. ... Mas o que muita gente não imagina, é que não há por lei feriado na data no Estado de São Paulo.
Foram antecipados os feriados de Corpus Christi, que é em junho, para 20 de maio (quarta-feira), e do Dia da Consciência Negra, celebrado em novembro, para 21 de maio (quinta-feira). Na sexta (22), foi decretado ponto facultativo.
Os feriados antecipados foram os da Sexta-Feira Santa (2 de abril), Tiradentes (21 de abril), Dia do Trabalho (1º de Maio), Corpus Christi (3 de junho) e Revolução Constitucionalista (9 de julho). Com isso, a cidade terá uma semana completa sem dias úteis, o que diminui a circulação de pessoas.
Feriados 2021