Locução adverbial de modo: às pressas, ao contrário, em silêncio, de cor, às claras, à toa, em geral etc. O suspeito permaneceu em silêncio durante todo o interrogatório. Locução adverbial de quantidade: de muito, de pouco, de todo, em excesso etc.
Locução = reunião de palavras. Sempre que são necessárias duas ou mais palavras para contar a mesma coisa, tem-se locução. Às vezes, uma preposição + substantivo tem o mesmo valor de um adjetivo: é a Locução Adjetiva (expressão que equivale a um adjetivo.)
Locução
Locução Conjuntiva é a denominação ao conjunto de uma ou mais palavras com valor de conjunção na frase. São elas: Contanto que, apesar de, à medida que, a fim de que, à proporção que, quanto mais, uma vez que, de maneira que.
Já a locução adverbial é o conjunto de duas ou mais palavras que têm o valor de advérbio. Muitas vezes, ela é formada por uma preposição com um substantivo, adjetivo ou advérbio. Por exemplo: O céu escureceu de repente.
Locução adverbial de afirmação: sem dúvida, de fato, por certo, com certeza. Locução adverbial de negação: de modo algum, de forma alguma, de jeito nenhum, de forma nenhuma. Locução adverbial de intensidade: de muito, de pouco, de todo, em excesso. Locução adverbial de dúvida: com certeza, quem sabe, por certo.
Locução Adjetiva: É o conjunto de palavras (geralmente preposições+substantivos ou preposições+advérbios) com valor e função de adjetivo. Locução Adverbial - É a expressão constituída de duas ou mais palavras que exercem função adverbial.
2) Adversativas: ligam duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste ou compensação. São elas: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante. Por exemplo: Tentei chegar mais cedo, porém não consegui.
Conjunção- Conjunção é uma das classes de palavras definidas pela gramática geral. ... Locuções conjuntivas são duas ou mais palavras que, juntas, têm função de conjunção. Grande parte das locuções conjuntivas é formada por advérbios, preposições e particípios seguidos da conjunção “que”.
C) Concessiva: funciona como adjunto adverbial de concessão. É iniciada por uma conjunção subordinativa concessiva ou por uma locução conjuntiva subordinativa concessiva. São elas: embora, conquanto, não obstante, apesar de que, se bem que, mesmo que, posto que, ainda que, em que pese.
Classificação das Conjunções
As palavras por e isto formam um complemento preposicional, com valor adverbial (causa), modificando a oração/frase em que se encontra. 2. As frases com «por isso» podem ser regularissimamente derivadas a partir de «O Pedro fez isso por isso», por anteposição do complemento causal: «Por isso, o Pedro fez isso.»
mas também» tem um valor apenas de adição, ou se podemos considerar que, embora estabelecendo relação entre dois termos de idêntica função, lhes acrecenta um valor também contrastivo.
As locuções substantivas são o conjunto de duas ou mais palavras que têm a função de substantivo. As locuções são um conjunto de duas ou mais palavras que cumprem determinada função morfológica. ... Neste artigo, falamos mais detalhadamente a respeito das Locuções Substantivas.
Significado de Por isso conjunção, locução Por esse motivo; dessa forma; assim sendo; indica, principalmente, uma consequência daquilo que foi dito ou feito: a equipe era determinada e por isso insistia muito.
17 sinônimos de por isto para 1 sentido da expressão por isto: Por este motivo: 1 à vista disto, assim, assim sendo, consequentemente, desta forma, desta maneira, destarte, deste modo, em consequência, em vista disto, então, isto posto, logo, por conseguinte, por consequência, por este motivo, portanto.
A locução por isso é a mais utilizada pelos falantes, significando por esse motivo e indicando, principalmente, uma consequência daquilo que foi dito ou feito. Estabelece, assim, uma relação semântica com um acontecimento anterior.