Resposta. Feitorias eram depósitos ou armazéns que os portugueses usavam para estabelecer as riquezas(ouro e especiarias) que consiguiram no decorrer das viagens marítimas.
As feitorias foram entreposto|entrepostos comerciais, geralmente fortificados e instalados em zonas costeiras, que os portugueses construíram para centralizar e, assim, dominar o comércio dos produtos locais para o reino (e daí para a Europa).
O peixe, as baleias e os lobos-marinhos das Canárias e Madeira eram também procurados pelos Portugueses. Mas o principal produto foi o ouro, desde 1442, estendendo-se ao longo do século XV, ainda que de forma irregular e num decréscimo na transição para a centúria de Quinhentos.
Resposta. matéria-prima,como, madeira, pigmento vermelho que tinha no pau-Brasil que servia para colorir tecidos.
pau-brasil
Resposta. RESUMINDO a exploração pois eramos ricos em pau-brasil e vários outros minerais como ouro e ferro.
Fatores que contribuíram para efetivação dos interesses lusos no Brasil foram a possibilidade de exploração do pau-brasil, recurso valorizado na Europa, juntamente com o sucesso na adaptação da cana-de-açúcar no território brasileiro.
Resposta. Em 1530 ocorre a mudança do papel que o Brasil representava para Portugal , e assim sua ocupação de fato começa(período de colonização). De 1500 a 1530, o Brasil passou por estado de quase abandono pois não era interessante no plano econômico, uma vez que o comércio pelas Índias era extremamente lucrativo.
Essencialmente, a diversidade de atividades que se desenvolveram no Brasil Colônia, a expansão demográfica e a crise do ciclo de cana de açúcar no Nordeste foram os fatores que mais influenciaram a expansão territorial do nosso país.
FATORES DA EXPANSÃO – a pecuária. O bandeirismo. A mineração. Os jesuítas: missões.