Um gradiente de concentração ocorre quando a concentração de partículas é maior em uma área que na outra. No transporte passivo, partículas irão difundir na direção do menor gradiente de concentração, das áreas de maior concentração para áreas de menor concentração, até que elas tenham a mesma concentração.
O potencial de equilíbrio A diferença do potencial elétrico na membrana celular que equilibra exatamente o gradiente de concentração de um íon é conhecido como potencial de equilíbrio.
Lei do Tudo ou Nada: Como ocorre o disparo do impulso elétrico no neurônio. ... Se o estímulo for elevado o suficiente para ultrapassar o limiar (threshold) de voltagem da célula (-55 mV) é gerado o potencial de ação e o impulso nervoso é conduzido ao longo de todo o neurônio.
Ao perder 2 elétrons de sua camada de valência ele transforma-se em um cátion cálcio (Ca2+), passando a possuir 20 prótons, 18 elétrons e 20 nêutrons.
Resposta. Ca = 2 - 8 - 8 - 2 ao se transformar no íon Ca2+, perderá 2, ficando com 8 elétrons na camada de valência.
Um átomo neutro possui a mesma quantidade de prótons e de elétrons. Logo, o íons Ca possui 20 elétrons. Porém , o ânodo Ca⁻² ganhou 2 elétrons, ficando com 22 elétrons.