O Futebol de 7 Paralímpico, também chamado de futebol de 7 PC(paralisados cerebrais) e Football 7-a-side (internacionalmente), é um esporte praticado por deficientes com paralisia cerebral. Segue basicamente as regras da FIFA para o futebol convencional, com algumas adaptações: - 2 tempos de 30 minutos.
O jogo de futebol para cegos funciona da seguinte forma: o tempo de partida é dividido em dois tempos de 25 minutos. Já o intervalo tem duração de dez minutos. Outro fator importante é a expressão “voy”. Essa palavra precisa ser pronunciada pelo atleta todas as vezes que ele se deslocar em direção ao ataque.
ESCOLA DE CEGOS DO MARANHÃO – ESCEMA/MA Atletas: Thiago; Leonardo Pacheco; Audisio; Valdimar; Maciel; Edileuson; Vinicius Barbosa; Maxwell; Salatiel; Reginaldo.
- Atleta-guia Para que parte desses resultados se concretizasse, os atletas com maior comprometimento visual contaram com o apoio de um atleta-guia. Esse profissional é uma pessoa sem deficiência que corre ao lado do competidor. O atleta e o guia se conectam por meio de um acessório, que lembra uma corda.
Jogos Paralímpicos ou Paraolímpicos é o maior evento esportivo mundial envolvendo pessoas com deficiência. Incluem atletas com deficiências físicas (de mobilidade, amputações, cegueira ou paralisia cerebral), além de deficientes mentais.
A equipe de classificação deve ser composta por três profissionais da área de saúde: médico, fisioterapeuta e professor de Educação Física.
Quais são as principais limitações de uma pessoa com deficiência física para a prática esportiva? ... As limitações da deficiência física não têm diferentes graus de variação, todos apresentam dificuldade de marcha e limitação de movimentos amplos em todas as articulações.
Depois, na avaliação funcional, são realizados testes de força muscular, amplitude de movimento articular, medição de membros e coordenação motora. A última etapa é o exame técnico, que consiste na demonstração da prova em si, com o atleta usando as adaptações necessárias.