Quando Surgiu A Orientaço A Objetos?

Quando surgiu a orientaço a objetos

Segundo porque, sim, a programação orientada a objetos é bem complicada no início mesmo. Existem muitos conceitos essenciais nesse paradigma que se não forem bem compreendidos, não vão te deixar ir adiante.

No próximo post darei sequência na definição desses conceitos e em como a Orientação a Objetos auxilia a rotina do programador. Quer ficar sabendo quando o novo artigo será postado?

Origem da Orientação a objeto: Paradigmas de programação

Seu carro Г© um objeto seu mas na loja onde vocГЄ o comprou existiam vГЎrios outros, muito similares, com quatro rodas, volante, cГўmbio, retrovisores, farГіis, dentre outras partes. Observe que, apesar do seu carro ser Гєnico (por exemplo, possui um registro Гєnico no Departamento de TrГўnsito), podem existir outros com exatamente os mesmos atributos, ou parecidos, ou mesmo totalmente diferentes, mas que ainda sГЈo considerados carros. Podemos dizer entГЈo que seu objeto pode ser classificado (isto Г©, seu objeto pertence Г  uma classe) como um carro, e que seu carro nada mais Г© que uma instГўncia dessa classe chamada "carro".

No desenvolvimento de sistemas tratamos a orientaпїЅпїЅo a objetos como um paradigma de programaпїЅпїЅo, ou seja, como uma forma de se implementar um cпїЅdigo. No entanto, este пїЅ um tema com aplicaпїЅпїЅo em diversas пїЅreas e por este motivo as literaturas sobre o assunto podem apresentar definiпїЅпїЅes пїЅs vezes divergentes. Devido ao nosso escopo, obviamente, neste artigo vamos tratar da orientaпїЅпїЅo a objetos direcionada ao desenvolvimento de software e, portanto, a estudaremos como: um conceito da engenharia de software no qual os elementos de uma soluпїЅпїЅo sпїЅo representados como objetos.

Quando duas (ou mais) classes possuem comportamentos comuns que podem ser separados em uma outra classe, dizemos que a "classe comum" é uma interface, que pode ser "herdada" pelas outras classes. Note que colocamos a interface como "classe comum", que pode ser "herdada" (com aspas), porque uma interface não é exatamente um classe, mas sim um conjunto de métodos que todas as classes que herdarem dela devem possuir (implementar) - portanto, uma interface não é "herdada" por uma classe, mas sim implementada. No mundo do desenvolvimento de software, dizemos que uma interface é um "contrato": uma classe que implementa uma interface deve fornecer uma implementação a todos os métodos que a interface define, e em compensação, a classe implementadora pode dizer que ela é do tipo da interface. No nosso exemplo, "carro" e "motocicleta" são classes que implementam os métodos da interface "automóvel", logo podemos dizer que qualquer objeto dessas duas primeiras classes, como um Honda Fit ou uma motocicleta da Yamaha, são automóveis.

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Essa ideia se mantГ©m atГ© hoje porГ©m, sabemos que nem sempre tentar assemelhar Г  realidade Г© a melhor solução. Utilizando Orientação a Objetos, o programador consegue moldar diversos objetos e definir como esses objetos devem interagir entre si. Existe uma conversa entre todos os objetos de sua aplicação atravГ©s de mensagens sendo que as mensagens sГЈo responsabilidade do programador. Ele deve “dizer e saber” quais devem ser enviadas e para onde devem ir.

Repare que apesar de serem objetos diferentes, moto e carro possuem os mesmos mГ©todos acelerar e acenderFarol, que sГЈo chamados da mesma forma, apesar de serem implementados de maneira diferente.

O que sГЈo classes e objetos?

Mas então, como sabemos como o nosso carro acelera? É simples: não sabemos. Nós só sabemos que para acelerar, devemos pisar no acelerador e de resto o objeto sabe como executar essa ação sem expor como o faz. Dizemos que a aceleração do carro está encapsulada, pois sabemos o que ele vai fazer ao executarmos esse método, mas não sabemos como - e na verdade, não importa para o programa como o objeto o faz, só que ele o faça.

Quando falamos de programação orientada a objetos ou apenas POO as primeiras coisas pensamos é: Objetos, classes, atributos ou propriedades e métodos. Mas o que quer dizer cada um desses nomes?

   A evolução natural do paradigma veio com as necessidades. Em um dos trabalhando de simulações que lidavam com explosГµes de navios, Nygaard e Dahl perceberam que poderiam agrupar os navios em diferentes categorias. Cada tipo de navio teria sua prГіpria classe e da classe geraria seus dados e comportamento Гєnico.

Seções

Seções

A criaпїЅпїЅo da notaпїЅпїЅo UML teve inпїЅcio em outubro de 1994, quando Rumbaugh se juntou a Booch na Rational Software Corporation. Nesta пїЅpoca o constante crescimento da Rational fez com que surgisse a necessidade de organizar e definir as etapas de desenvolvimento adotadas em seus projetos. Foi concebido, assim, o processo de desenvolvimento unificado, denominado RUP (Rational Unified Process). Contudo, como os sistemas implementados por outras empresas careciam de um processo mais formal e definido, logo o mercado tambпїЅm abraпїЅou o RUP.

Mas uma vez entendidos, vocГЄ vai desenvolver a base teГіrica essencial que todo programador precisa para programar em suas linguagens preferidas. Falando nisso, vocГЄ tem uma linguagem preferida?

A primeira coisa que devemos saber é que nem toda linguagem é orientada a objetos e ainda, nem toda linguagem é totalmente orientada a objetos. Existem algumas que possuem traços da Orientação a Objetos mas não trabalham inteiramente e existem outras que não aplicam ou dão suporte a diversos tipos de paradigmas.

Disseminação da Programação Orientada a Objetos

Nesse contexto, para representar os elementos identificados durante a anпїЅlise de um sistema que segue esse paradigma, пїЅ necessпїЅrio conhecermos um pouco sobre modelagem, de modo que saibamos como construir, de forma visual, os componentes da soluпїЅпїЅo atravпїЅs de notaпїЅпїЅes e diagramas padronizados.

Se vocГЄ estГЎ interessado em desenvolvimento de aplicativos mГіveis, provavelmente jГЎ ouviu falar de Flutter. Desenvolvido pelo Google, o Flutter Г© um framework de cГіdigo aberto que permite a criação de aplicativos nativos para Android e iOS a partir de …

Segundo o livro Orientação a Objetos de Thiago Leite e Carvalho (2016), um algoritmo deve ser o mais genГ©rico possГ­vel, para assim  ser implementado com facilidade em qualquer linguagem de programação.

Alguns problemas aparecem com tanta frequência em POO que suas soluções se tornaram padrões de design de sistemas e modelagem de código orientado a objeto, a fim de resolvê-los. Esses padrões de projeto, (ou design patterns) nada mais são do que formas padronizadas de resolver problemas comuns em linguagens orientadas a objetos. O livro "Design Patterns", conhecido como Gof:Gang of Four, é a principal referência nesse assunto, contendo os principais padrões usados em grandes projetos. A Alura também oferece cursos de Design Patterns em linguagens de programação como Java, Python e C#.

Nota: criar um erro do tipo NotImplementedError é apenas uma conveção para que, caso uma classe filha tente executar um método da classe mãe sem tê-la implementado, ocorra o erro. Em Python, as interfaces são criadas como classes normais que são herdadas pelas classes filhas. Existem formas de forçar a implementação por parte das classes filhas, mas para nosso exemplo essa abordagem é suficiente.

Paradigma Orientado a Objetos

Como afirma Thiago Leite e Carvalho (2016), algumas de nossas IDE’s, como NetBeans, Eclipse e Visual Studio sofreram influências do ambiente de desenvolvimento da SmallTalk-80.

Resumindo, o paradigma estruturado costuma agrupar o seu cГіdigo. Com isso, o “passo a passo” Г© centralizado e desenvolvido em um mesmo lugar.

Origem da Orientação a Objetos

Origem da Orientação a Objetos

   Dependendo do ponto de vista, a origem da “orientação a objetos” pode ser bastante discutida. Esta resposta Г© baseada nas colocações da pergunta que pede um enfoque nos fatos histГіricos, resolução e abstração de um determinado problema, e ainda os benefГ­cios deste paradigma na programação.

A propósito, Simulação de Eventos Discretos ou Discrete Events Simulation é um dos modelos matemáticos usados para descrever como o computador compreende a lógica dos eventos diários.

Quando dizemos que uma classe A é um tipo de classe B, dizemos que a classe A herda as características da classe B e que a classe B é mãe da classe A, estabelecendo então uma relação de herança entre elas. No caso do carro, dizemos então que um Honda Fit "Cross" é um tipo de Honda Fit, e o que muda são alguns atributos (paralama reforçado, altura da suspensão etc), e um dos métodos da classe (acelerar, pois agora há tração nas quatro rodas), mas todo o resto permanece o mesmo, e o novo modelo recebe os mesmos atributos e métodos do modelo clássico.

Quais são as principais características da programação orientada a objetos?

Encapsulamento, herança e polimorfismo: as principais características da POO. As duas bases da POO são os conceitos de classe e objeto. Desses conceitos, derivam alguns outros conceitos extremamente importantes ao paradigma, que não só o definem como são as soluções de alguns problemas da programação estruturada.

O que é uma classe em programação orientada a objeto?

Em orientação a objetos, uma classe é uma descrição que abstrai um conjunto de objetos com características similares. Mais formalmente, é um conceito que encapsula abstrações de dados e procedimentos que descrevem o conteúdo e o comportamento de entidades do mundo real, representadas por objetos.

Qual a definição de classe?

Uma definição de classe é basicamente uma definição de um tipo de dado. Uma classe contém um conjunto de bits representando um estado e um conjunto de operações que permitem modificar o estado.

Qual a definição de classe social?

Classe social Г© um conceito da Sociologia que se refere Г  divisГЈo socioeconГґmica do mundo em um sistema capitalista. HГЎ uma hierarquia de grupos sociais, as classes, que possuem diferentes importГўncias e ocupam diferentes cargos dentro da divisГЈo social do trabalho.