Resposta: Imoral é tudo aquilo que contraria o que foi exposto acima a respeito da moral. Antiético é aquilo que se opõe à ética.
Moralidade da mentira. Mentir é contra os padrões morais de muitas pessoas e é tido como um "pecado" em muitas religiões. As tradições éticas e filósofos estão divididos quanto a se uma mentira é alguma situação permissível – Platão disse sim, enquanto Aristóteles, Santo Agostinho e Kant disseram não.
Um problema ético é tudo o que não é certo, correto, nem atende aos padrões e afeta diretamente a sociedade e os indivíduos.
Quais os principais dilemas éticos nas organizações
Neste ambiente de cuidar surgem os problemas práticos morais que se caracterizam como situações de tomada de decisão moral exigindo respostas imediatas, nas relações profissionais.
A ética permite-nos viver como seres humanos, detentores da capacidade de pensar, protegendo-nos, por isso, do caos e do desmoronamento da sociedade em que vivemos. ... Por esta razão, o ser humano sofre, naturalmente, influências sociais que condicionam a sua tomada de decisões.
A ética pode também contribuir para fundamentar ou justificar certa forma de comportamento moral. Assim, se a ética revela uma relação entre o comportamento moral e as necessidades e os interesses sociais, ela nos ajudará a situar no devido lugar a moral efetiva, real, do grupo social.
A ética no ambiente profissional contribui para garantir o bom andamento das atividades e favorecer o clima organizacional sadio e harmonioso. Dessa forma, os funcionários passam a desenvolver mais confiança entre si, o que auxilia no aumento da produtividade.
Se cumprida de forma correta, a ética proporciona benefícios tanto para aquém pratica, quanto para quem recebe. O Conselho Federal de Psicologia é o órgão responsável por orientar e fiscalizar as atividades exercidas pelo psicólogo. Além de zelar pela ética e contribuir para o desenvolvimento da profissão.
A missão primordial de um código de ética profissional não é de normatizar a natureza técnica do trabalho, e, sim, a de assegurar, dentro de valores relevantes para a sociedade e para as práticas desenvolvidas, um padrão de conduta que fortaleça o reconhecimento social daquela categoria.
Complementa várias outras áreas do conhecimento: o estudo da psicologia proporciona o desenvolvimento de habilidades como controle emocional, empatia, boa comunicação, interação social e motivação, essenciais em muitos outros campos do saber.
Código de Ética Profissional do Psicólogo. Conselho Federal de Psicologia, Brasília, agosto de 2005.