A industrialização brasileira nesse período estava vinculada à produção cafeeira e aos capitais derivados dela. Entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX, o café exerceu uma grande importância para a economia do país, até porque era praticamente o único produto brasileiro de exportação.
Resposta: Dependência econômica e tecnológica: A industrialização brasileira desenvolveu-se essencialmente por meio do capital estrangeiro, a partir de empréstimos, e de tecnologia importada, já que o país não possuía nem capitais nem tecnologia suficiente para industrializar-se.
A industrialização no Brasil pode ser dividida em quatro períodos principais: o primeiro período, de 1785 a 1808, chamado de "Proibição"; o segundo período, de 1808 a 1930, chamado de "Implantação"; o terceiro período, de 1930 a 1956, conhecido como fase da Revolução Industrial Brasileira; e o quarto período, após 1956 ...
Assim podemos dizer que os segmentos que mais se destacaram no inicio do processo de industrialização foi o alimenticio, o textil e também o de vela e o de sabão.
Região Sudeste
Apesar da queda, São Paulo segue como o estado que possui o maior PIB industrial do país, seguido de Rio de Janeiro e Minas Gerais.
As 10 maiores indústrias do Brasil
Vários fatores contribuíram para o processo de industrialização no Brasil no começo do século XX:
esse processo exige mão de obra altamente qualificada,uso de equipamentos de produção precisos e eficazes e intenso investimento em inovação tecnologica e criativa. são as industrias de aviões,equipamentos de medicos,computadores,relógios,televisão entre outros.
Resumindo: São indústrias que obtém equipamentos avançados, que operam com a melhor tecnologia.
Suas principais características são: uso de máquinas específicas para cada função, produção em larga escala, divisão social do trabalho, entre outras. Se diferencia da manufatura, pois a manufatura é uma atividade realizada em máquinas caseiras ou de maneira manual.
Assim existem dois tipos principais de sistemas de manufatura, sendo eles: Indústrias do tipo contínuo: Nessa temos a presença das maquinarias que fazem todo o processo de forma constante, onde o produto passa apenas por pequenas pausas entre cada etapa até chegar no resultado final.
A diferença entre artesanato de manufatura está no fato de que o artesão realiza todo o processo produtivo do início ao fim, enquanto que nas manufaturas já existem princípios básicos de divisão do trabalho.