Mas veja na sequência como identificar o polinômio.
Um polinomio está reduzido quando não tem termos semelhantes, ou seja,cujos termos que tenham igual letra e igual expoente. Quando isso não acontece, não se pode reduzir mais o polinomio. EXEMPLO: 4X³ + 2X² - 7X + 6 Está reduzido porque todos os expoentes são diferentes.
Para subtrair dois polinômios podemos adotar uma regra prática, que consiste em colocar os termos semelhantes numa disposição em forma de coluna. A seguir, devemos realizar a operação A(x) + [-B(x)], onde [-B(x)] é o polinômio oposto de B(x).
Para que um polinômio tenha termos semelhantes ele deverá possuir dois ou mais monômios. Esses termos semelhantes são monômios encontrados em um mesmo polinômio que possui partes literais e expoentes iguais. ... – 5x e 7x são semelhantes, pois possuem partes literais iguais.
Uma expressão simples, basta ter conhecimento em propriedades das potências. Trata-se de produto de potências com mesma base, em que se repete a base e soma os expoentes e logo acha-se uma única potência de base 2.
A operação realizada na potenciação é uma multiplicação e é representada da seguinte forma: