O fluxo de calor refere-se ao fluxo de energia térmica. Às vezes chamado de fluxo térmico, é a taxa de fluxo calculada de energia térmica através de uma superfície especificada, à medida que flui de um lugar para outro.
O calor é um tipo de energia que pode ser transferido de um corpo para o outro quando há diferença de temperatura entre eles. A transferência de calor pode ocorrer de três formas: radiação, condução e convecção. O calor também pode ser transferido de um meio para o outro por meio da condução.
Ao mover o ar quente rapidamente após a alimentação, os fornos de convecção podem operar em uma temperatura inferior a um forno convencional e ainda cozinhar o alimento mais rapidamente. A circulação de ar, ou convecção, tende a eliminar os "pontos quentes" e, portanto, o alimento pode cozer mais uniformemente.
Transmissão de Calor Para que ocorra troca de calor, é necessário que ele seja transferido de uma região a outra através do próprio corpo, ou de um corpo para outro. Existem três processos de transferência de calor estudados na termologia, são eles: condução, convecção e irradiação.
A condução, como dito, ocorre pelo contato direto entre moléculas, que, ao colidirem, transferem energia cinética para suas moléculas vizinhas. Nesse tipo de transferência de calor, não há transporte de matéria.
Transmissão de calor .. Denomina-se transmissão de calor à passagem da energia térmica de um local para outro. Essa transmissão pode ocorrer de três formas diferentes: condução, irradiação e convecção térmica. Condução térmica – É a situação em que o calor se propaga através de um “condutor”.
O calor dos raios de Sol atravessa as paredes e o teto envidraçados e aquece todo o interior do ambiente de cultivo. Esse aquecimento é mantido no interior pelo fechamento do recinto, que não deixa a energia térmica escapar. Correntes de convecção são responsáveis pela melhor distribuição da temperatura.