Alguns mantêm o equilíbrio dentro da água. Se o corpo flutua é porque este corpo é menos denso que a água. ... Se o corpo afunda é porque este corpo é mais denso que a água. Então o peso do corpo é maior que o empuxo, isto é, o peso do corpo é maior do que o peso do volume de água que se desloca.
Desses objetos os que afundam são aqueles que possuem densidade maior que a água: pedra; chumbo; vidro; ovo, tijolo.
- Recipiente grande cheio de água (bacia ou balde); - Frutas como: maçã, laranja, quiwi, etc; - Objetos com diferentes tamanhos e pesos: borracha, lápis, pedaços grandes de isopor, clips metálicos, entre outros; - Alimentos: ovos em casca, feijão cru.
Resposta. Afundam: Todos os materiais que possuem densidade maior que a água. ex: Pedra, vidro, feijão ( cru ), borracha ( grande), clips metálicos.. Boiam: ex: lápis, frutas, papelão, pedaços de isopor..
Boa parte do segredo está na densidade! ... Nesse caso, a água é mais densa do que o óleo. Você pode repetir o teste com outro material e ver o efeito contrário: basta jogar uma chave dentro de um copo de água – por ser mais densa do que o óleo (e do que a água), ela afunda.
Se colocarmos água num recipiente e dentro dele um pedaço de ferro (prego), este ferro afundará. ... No primeiro exemplo, a água é mais densa do que o óleo. Então o que tem maior densidade fica no fundo. No segundo exemplo, o prego é mais denso que a água, então afunda.
A bola de gude (e também a de massinha) afunda porque é mais pesada do que a quantidade de água que teria no espaço que ela ocupa. Já o barco de massinha bóia porque é mais leve do que a quantidade de água deslocada por ele.
Resposta. Ele consegue boiar/flutuar na água ,porque a água exerce sobre um corpo submerso uma força que o empurra para a superfície , essa força dar-se o nome de empuxo , ou seja quando o empuxo e maior que o peso do objeto , esse objeto flutua, e quando menor ele afunda . isso também ocorre por causa da densidade .
Essa água deslocada tem exatamente a mesma massa do objeto que está flutuando. ... Não é por causa da massa, pois tanto o barquinho quanto a bolinha “pesam” o mesmo. Na verdade, isso acontece porque na bolinha a massa está menos distribuída, ou seja, ocupa um volume menor.
É pelo mesmo motivo que um navio começa a afundar se um pedaço da estrutura do navio se rompe e ele começa a ser preenchido com água. Quando o espaço interno do navio que antes era preenchido com ar passa a ser preenchido com água, a densidade do navio começa a aumentar e o navio começa a afundar.
Resposta. Resposta: Como seu peso é muito maior que o da água deslocada, então ele afunda! ... Assim, o peso da água deslocada pelo navio será maior do que o peso do próprio navio, ou seja, a força peso do navio fica menor que a força de empuxo, fazendo o navio boiar ou flutuar sobre a água.
Densidade. ... A densidade determina a quantidade de matéria que está presente em uma unidade de volume. Através de uma experiência interessante, os pequenos puderam observar quais objetos flutuam, quais afundam e como algumas reações químicas podem alterar a densidade da água, como o sal.
"A massinha em forma de bolinha desloca pouca água. Em forma de barquinho ela consegue deslocar a mesma quantidade de água ou até mais do que o peso dela. Aí, flutua", explica o aluno Lucas.
Como brincar:
O segredo está no momento em que o líquido passa a ser sólido: nesse processo, a água ganha volume, ou seja, as moléculas se arranjam de um jeito diferente, criando um espaço maior entre elas. Com isso, o gelo fica menos denso do que a água líquida, permitindo que a pedra flutue.
RESPOSTA : AFUNDA PORQUE A DENSIDADE DA UVA E MAIOR QUE A DA ÁGUA.
Para não afundar tem que ter densidade menor que a da água. Exemplos: Não afunda: bolinha de isopor, lápis, cebola, banana, tomate, maça, cenoura. Afunda: uva, feijão cru, clips, parafuso, limão, ovo cru.