A cortina de cozinha deve ser de preferência confeccionada com tecidos leves e fáceis de serem lavados, já que a umidade e a gordura fazem parte do ambiente. A dica é utilizar cortinas com tecidos do tipo poliéster, renda, algodão.
Como fazer cortina para quarto: passo a passo
Dependendo da quantidade de caídas que você quer que o bandô tenha, acrescente de 45 cm a 60 m à largura de cada bandô. Depois, meça o ponto até onde você quer que as cascatas laterais da cortina desçam, adicionando 10 cm à medida do comprimento. Junte as medidas obtidas e compre um tecido leve.
Saiba quais são os tecidos mais indicados para cortinas
Passos
Com os materiais em mãos, siga os seguinte passo a passo:
Para fazer macramê, você pode usar todo tipo de linha ou fio....O passo a passo dele é assim:
O primeiro passo antes de definir como será a cortina da sua sala é tirar as medidas da parede. Comece medindo a altura e a largura do local onde a cortina será colocada. A regra geral é optar por cortinas longas que vão do chão até o teto, esse tipo de cortina deixa a sala mais elegante e amplia o pé direito da casa.
Procedimento
Costure as barras de sua cortina e comece a marcar onde você irá posicionar cada ilhós. Em seguida, com todas as marcações feitas, com o auxílio do estilete ou do abridor de casinhas, corte o centro da marcação circular. Logo após, com o auxílio da tesoura, termine de cortar a marcação, seguindo o contorno circular.
Você irá dividir a quantidade de tecido por 0,12 cm +- em média usamos esse espaço entre cada ilhós, então no nosso exemplo seria 9,00 dividido por 0,12 = 75 no caso tem que dar par, então aumentaria para 76 e na hora de montar a cortina é só distribuir, porque a cortina terá uma abertura serão duas partes.
Para uma medida mais precisa, coloque a cortina no varão e meça a altura do varão até a barra da cortina. Se a sua cortina for curta, marque a altura a pelo menos 10cm acima da janela. Se houver algum móvel embaixo da janela, garanta que a cortina fique rente ou acima dele.
Tamanho tecido:3,00(largura) x (até 2,70 de altura) A cortina de 3,00 metros é ideal para varão de até 1,50 metro de largura, pois o tecido sempre precisa ter o dobro de largura, para dar franzimento.
Pra medir, use uma fita métrica pra verificar a altura do chão até o varão ou trilho. O pé direito das casas é geralmente de 2,60 ou 3m. O ideal é que a cortina fique pelo menos 10 centímetros mais curta que isso, tá?
A cor do varão precisa fazer algum sentido no ambiente, combinando com a cortina em si ou com outros elementos. Mas para saber com qual dessas opções é melhor combiná-lo, é preciso ver: Se a cor da cortina é igual ao ilhós ou argola, e se a cor da cortina é igual à parede.
Um varão com um diâmetro mais grosso é ideal para decorações mais rústicas, enquanto os fininhos são para estilos de decoração mais sofisticados e delicados. O segundo fator é com relação ao peso total do tecido da cortina, pois o varão deverá conseguir suportá-la sem envergar.
O varão duplo para cortina é um acessório perfeito para quem não só adora cortinas, mas que acredita que elas realmente, são as roupas da sua janela e não vão deixá-la sem opções.
Subtraia o comprimento original do varão da largura da janela e acrescente 10 cm a esse número. Por exemplo, subtraia um varão de 1,20 m de uma janela de 1,40 m para ter 20 centímetro. Acrescente 10 cm para ter 30 cm de extensor.
Há duas regras básicas quando se trata do comprimento das cortinas:
Encurte a parte de baixo Quase todo design de cortina ainda parece bom se você o encurtar a partir da parte de baixo ao invés da de cima. Evite cortar, dobrando a parte de baixo da cortina até o comprimento desejado e pressionando-a com um ferro quente para criar uma barra impecável.