A toxicina botulínica do tipo A, também é uma forma de se tratar a hiperidrose. Nesses casos, é feita a aplicação por injeção na área onde o suor é mais intenso, o procedimento dura cerca de 30 minutos, e a pessoa volta a rotina normal no mesmo dia.
O suor excessivo também pode ser um sinal de alerta para doenças metabólicas, lesões neurológicas e problemas hormonais. “Pode estar relacionado a diabetes, alterações da glândula tireoide, alterações do sistema nervoso e infecções. Nesses casos, é preciso procurar um endocrinologista e/ou um neurologista”, diz a Dra.
Por isso, antes de utilizar algum descongestionante, existem algumas medidas caseiras que podem ajudar a desentupir o nariz, como:
Causas do nariz escorrendo O que normalmente faz com que o nariz fique escorrendo são as bactérias, vírus e alérgenos que invadem as vias nasais, desencadeando uma reação inflamatória. Esta reação resulta na produção de muco em excesso, que é uma forma do organismo eliminar germes e substâncias irritantes.
6 métodos para eliminar a congestão nasal
Para desentupir, misture água morna com uma pitada de sal não iodado, que é bactericida e dissolve o muco. Junte as mãos em forma de cuia e aspire a solução. O líquido substitui descongestionantes com esteroides, que contribuem para a perda do olfato.
O consumo de bebidas alcoólicas causa vasodilatação e obstrução nasal. A mucosa nasal é repleta de vasos sanguíneos, cuja função é aquecer o ar. Se esses vasos são dilatados, o nariz entope. É muito comum algumas pessoas se queixarem de nariz entupido após as bebidas alcoólicas, sobretudo após tomar vinho.
O que causa os sintomas: vermelhidão facial e corporal, dor de cabeça, náuseas, vômito, taquicardia e mal-estar generalizado. É uma ressaca que acontece na mesma hora do consumo do álcool. Este acetaldeído produzido na metabolização do álcool está associado com casos de câncer, principalmente do esôfago.