Para aliviar as cólicas, pode-se fazer uma compressa de água morna na barriga do bebê, massagear a barriga com movimentos circulares e colocar o bebê para arrotar depois de cada mamada. Caso as cólicas não passem, é importante consultar o pediatra para que possa ser indicado algum medicamento que alivie as dores.
O que causa cólicas? Os especialistas não sabem ao certo o que causa as cólicas, mas algumas explicações possíveis são: O sistema digestivo do bebê ainda está se desenvolvendo, causando desconforto, que o bebê comunica com o choro. O refluxo pode estar fazendo o bebê se sentir desconfortável.
Nem todos os bebês desenvolvem cólicas mas, quando elas aparecem, isso costuma acontecer entre o 12º e o 15º dias de vida. Não há uma regra rígida para definir quando os bebês deixam de ter cólica, mas normalmente essa fase dura nos três meses de vida.
Uma maneira de perceber quando o choro indica cólicas é checar se ele não está com fome, frio, sono, calor, com a fralda suja ou com alguma outra dor. Em alguns casos, as cólicas do bebê podem ser sintoma de alguma complicação de saúde.
Busque o pediatra se:
Por ser boa fonte de ácidos insaturados, ajuda a manter as artérias limpas. Ela também contribui para a perda de peso e combate a retenção de líquido. Em relação a seus benefícios hepáticos, o tamarindo é um potente protetor e desintoxicador do fígado.
Saiba quais são os benefícios do tamarindo para a saúde
O tamarindo é uma fruta tropical caracterizada pelo seu sabor ácido e grande quantidade de calorias. Sua polpa é rica em vitaminas A e C, fibras, antioxidantes e minerais, sendo excelente para cuidar da saúde da visão e do coração.
Descobertas apontam que o tamarindo dispõe de atividade antibacteriana, antifúngica e anti-inflamatória, além de apresentar efeito antidiabético. A semente do tamarindo é utilizada no combate a vermes, no tratamento de doenças oculares e úlceras. A parte externa da semente é capaz de atuar no tratamento de queimaduras.
Tem a capacidade de reduzir a inflamação de todo o corpo e melhorar a saúde dos olhos. É muito bem-vindo para auxiliar a digestão, circulação e diabetes. Possui ação antifúngica, anti-inflamatória, antibacteriana, cuida dos sistema cardíaco e imunológico. É conhecido por ajudar a perder peso e por regular o intestino.
Dele pode ser utilizado a poupa, a madeira, as sementes, e as folhas, essas servem tanto para a produção de forragem animal, quanto para a obtenção de extratos medicinais e componentes industriais e condimentares (FERREIRA et al., 2008).