Outra maneira de forçar a muda das penas se dá por meio da inclusão de substâncias químicas na ração destinada às aves. Usa-se também a modificação na concentração de íons de cálcio, fósforo, sódio, potássio, iodo e zinco, por exemplo, que interferem substancialmente na produção dos ovos.
- Própolis Colocar uma xicara de própolis em um litro de álcool ou cachaça e deixar durante 24 h. Colocar uma tampinha da mistura por galinha todo dia no cocho de água. - Terramicina Folhas Em uma vasilha colocar 20 gramas de folha e adicionar 1 litro de água quente, deixar tampado por dez minutos.
A aplicação de antibióticos é indispensável. As aves doentes devem ser separadas das sadias. Acomode as galinhas enfermas em local bem seco e com alimentação adequada e água limpa.
Como usar: Imobilizar a ave, delicadamente. Com os dedos, polegar e indicador, abrir o bico e elevando a garganta da ave, até aparecer o orifício da laringe, pingar 2 a 5 gotas de Sanagogo neste orifício, tomando-se cuidado para não asfixiar a ave. Um só tratamento é suficiente.
O tratamento é realizado com o uso de antibiótico recomendado por médico veterinário. Sempre mantenha o ambiente muito bem higienizado, inclusive os comedouros, bebedouros e ninhos, a fim de evitar a ocorrência da enfermidade.
Dentre os medicamentos utilizados, estão: sulfonamidas, nitrofuranos, cloranfenicol, enrofloxacina, clortetraciclina e apramicina.
A pulorose, também conhecida como diarréia, é causada pela bactéria Salmonellapullorum, acomete os pintinhos e às vezes os animais adultos. É uma doença que apresenta alta taxa de mortalidade, e por isso deve ser considerada de grande risco, uma vez que traz prejuízos significativos para a produção.
A resposta é muito simples: piolhos são parasitos que se alimentam do sangue das aves, causando às galinhas anemia e fraqueza, podendo, inclusive, levá-las à morte. As verrugas, por sua vez, indicam contaminação das galinhas pela doença bouba aviária, ou varíola aviária.
Qual será o problema? O problema que tem levado os pintinhos à morte deve estar, provavelmente, na alimentação e/ou na forração da criadeira. Forneça ração inicial e água fresca para pintos de um dia, além de manter a limpeza do local.
Como saber se uma galinha está doente?