Na vulgata filosófica, Heráclito é o pensador do "tudo flui" (em grego, πάντα ῥεῖ; transl.: panta rei, sintetizando a ideia de um mundo em movimento perpétuo, em oposição ao paradigma de Parmênides) e do fogo, que seria o elemento do qual deriva tudo o que nos circunda. ...
As ideias de Xenófanes deram origem ao pensamento da Escola Eleata. O pensador defendia que o princípio de tudo estaria na unidade lógica promovida pela existência de um ser único e soberano, Deus. Essa concepção contrapunha-se à religião grega tradicional, essencialmente politeísta.
Parmênides nasceu em Eleia, na Itália, por volta de 530 a. C e a sua filosofia define que o ser é único, imutável, infinito e imóvel, sempre idêntico a si mesmo. O filósofo também defende que a aparência sensível do mundo não existe.
Resposta. Platão imaginou uma forma de juntar a visão de Parmênides com a de Heráclito. Parmênides dizia que nada muda, que o movimento é uma ilusão. Já Heráclito dizia que tudo está sempre mudando, como o leito de um rio, e que não é possível afirmar nada sobre nada - pois tudo muda.
Resposta. Por que os dois coloraram o "ser" numa posição podemos dizer "contraditória". O que para um, o ser não sofre transformações e se sofrer ele não é um ser (Parmênides) e para o outro filosofo, o ser sofre constante transformações e nunca será o mesmo.
Platão imaginou juntar a visão de Heráclito e Parmênides. Parmênides dizia que nada muda e que o movimento é uma ilusão. Heráclito, acreditava que tudo estava sempre em constante mudança. Com intuito de provar que ambos estavam certos, Platão deu origem a teoria dos dois mundos: Mundo das idéias e Mundo dos sentidos.
Platão defendia o Inatismo, nascemos como princípios racionais e ideias inatas. ... Ao contrário de Platão, Aristóteles defendia que a origem das ideias é através da observação de objetos para após a formulação da ideia dos mesmos. Para Aristóteles o único mundo é o sensível e que também é o inteligível.
Quando Platão fala do mundo das idéias como um lugar fora do tempo, portanto imóvel, lembramos de Parmênides que disse: "O ser é imóvel porque se se movesse poderia vir-a-ser e então seria e não seria ao mesmo tempo." Ele dizia que o ser é ou não é, mas nunca poderia vir a ser.
Resposta. Resposta: Platão defendia que as coisas da realidade visível se transformavam, elas nascem, crescem, envelhecem e morre. Elas estão em constante mudança como afirmava Heráclito. E as formas de realidade inteligível, se mantém sempre da mesma maneira, elas são eternas e imutáveis, como defendia Parmênides.
“É impossível o mesmo ser e não ser no mesmo, ao mesmo tempo segundo o mesmo”2. A comparação é um expediente válido dentre os métodos científicos. Por ela compreendemos melhor os fenômenos, uma vez que é possível traçar fronteiras, determinar pontos de aproximação e de divergência entre os fatos.
Heráclito diz: Tudo é devir; este devir é o princípio. Isto está na expressão: “O ser é tão pouco como o não-ser; o devir é e também não é”. ... É isto que Heráclito expressou com suas sentenças. O não ser é, por isso é o não-ser, e o não-ser é, por isso é o ser; isto é a verdade da identidade de ambos.
Na verdade a frase correta é: "O ser é, e o não ser não é". Ou seja, para algo deixar de ser o que era, precisa mudar. Mas para Parmênides, o universo é imutável. Assim, ele afirmava quer o ser é, e a única coisa que "não é", é o "não ser".
Daí Parmênides conclui que só o ser é - e que o não-ser não é. Dessa verdade ele deduz outras: 1) O ser é todo inteiro - se o ser tivesse partes, algo nele seria separado, não fazendo parte do ser, mas isso seria não-ser. Consequentemente, o ser, sendo uno e indivisível, não pode ter partes.
Resposta. Resposta: O ser é idêntico a si mesmo: se o Ser fosse diferente de si mesmo, ele não seria o que “é”.