1. Hiperglicemia - açúcar alto
A hiperglicemia é caracterizada pela presença de níveis elevados de açúcar (glicose) no sangue, podendo ser causada pelo excesso de alimentação, falta de exercício ou, para os diabéticos, falta de insulina, podendo evoluir ao longo do curso de um dia ou vários dias.
Glicemia de jejum normal: inferior a 99 mg/dL; Glicemia de jejum alterada: entre 100 mg/dL e 125 mg/dL; Diabetes: igual ou superior a 126 mg/dL; Glicemia de jejum baixa ou hipoglicemia: igual ou inferior a 70 mg/dL.
Quando o pâncreas está comprometido, ocorre uma deficiência na produção de insulina o que altera a captação da glicose pelas células resultando no aumento da glicose no sangue. Assim, se não forem tomadas as medidas corretas, a pessoa pode desenvolver diabetes mellitus.
Quando comemos os dois juntos, a curva fica no meio e não tem glicemia de rebote. O açúcar, pão francês, arroz branco e batata elevam a glicose do sangue rapidamente. Por isso devem ser consumidos junto com outros alimentos, de preferência os que são fontes de fibra alimentar.
Para diminuir os níveis de açúcar no sangue é importante ter atenção à alimentação, dando preferência aos alimentos integrais e evitando o excesso de carboidratos e de açúcar, e praticar atividade física de forma regular, pois assim é possível evitar picos de glicemia e o acúmulo de açúcar na circulação.
Tecnicamente, pela ótica da medicina, o diabetes não tem cura. Se a pessoa desenvolve a doença devido ao aumento de peso e ela emagrece, os níveis de açúcar se normalizam, e isto muitas vezes é visto como cura.
Dentre os alimentos recomendados para os portadores de Diabetes se destacam os alimentos feitos com farinha integral, a aveia, o abacate, os peixes de águas frias e profundas, os cortes magros de carnes vermelhas, os iogurtes light e sem gorduras, as diversas leguminosas, as amêndoas, a batata yacon, as farinhas ...
Vitaminas e minerais – Fontes alimentares: 1 Frutas, hortaliças e legumes; 2 Leite e derivados, carnes, castanhas e nozes; 3 Cereais integrais (ex.: milho, aveia, alimentos com farinha integral).
Sete Alimentos que Todo Diabético Deve Evitar
Portanto, recomenda-se que os pacientes com diabetes façam uma dieta rica em fibras, pois ajuda a melhorar o controlo da glicemia após as refeições, reduz os níveis de colesterol no sangue e ajuda a controlar o peso, devido ao seu efeito de saciedade.
Manter a necessidade energética dos pacien- tes hospitalizados entre 25 a 35 kcal/kg de peso. A formulação enteral deve conter fibras, ácidos graxos ômega-3 e ácidos graxos monoinsatu- rados. A formulação parenteral deverá conter lipídeos mistos (ácidos graxos poli-insaturados + monoinsaturados).