O controlador de acesso é o profissional responsável por, entre outras funções, organizar a entrada e saída dentro de um ambiente protegido. Sendo uma das primeiras barreiras contra a criminalidade, a contratação desse profissional exige cuidado e atenção.
R$ 1.
O controlador de acesso é responsável por toda a gestão do controle de acesso externo ao empreendimento. Seu posto fica localizado fora do condomínio, de onde ele encaminha, identifica e orienta as pessoas.
A principal diferença entre as funções se dá na área de atuação. Enquanto o Porteiro fica encarregado de controlar o acesso e de ocupações internas do prédio ou condomínio, o Controlador de Acesso fica encarregado da área externa que ainda é de responsabilidade do empreendimento.
O controlador de acesso facilita a entrada e saída dos indivíduos nos estabelecimentos, fazem isso com total segurança para quem mora/trabalha dentro dos prédios.
O controlador de acesso deve ter o 1° grau completo e não necessário ter experiência (um curso profissionalizante pode potencializar as habilidades do profissional). Já para porteiro, é necessário ter o 2° grau completo e ainda experiência na área.
CBO 391115 - Controlador de entrada e saída - Classificação Brasileira de Ocupações.
CBO 5174-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de porteiros, vigias que pertence ao grupo dos trabalhadores nos serviços de proteção e segurança, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).
CBO 5174-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de porteiros, vigias que pertence ao grupo dos trabalhadores nos serviços de proteção e segurança, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).
O objetivo do curso de Porteiro / Controlador de Acesso (CBO 5174-10) é formar profissionais para o exercício da profissão de maneira que possam atuar em edifícios residenciais e comerciais, obtendo noção de Atendimento, Direito, Comunicação, Técnicas de Segurança, controle de acessos e portaria.
O Vigia tem como trabalho vigiar, zelar e guardar um patrimônio, com o objetivo de inibir ou detectar tentativas de crimes. Esse profissional ainda pode observar e fiscalizar o local, mas não é sua função proteger.