Segundo os cirurgiões do aparelho digestivo Fábio Atui e Marcelo Borba, a hérnia pode aparecer no abdômen, no umbigo, na virilha e até no testículo. Ela ocorre quando a parte de um órgão como intestino ou o tecido gorduroso invade um local indevido, o que pode causar dor.
Esse tipo de hérnia se desenvolve quando uma porção do revestimento do abdômen, de parte do intestino e/ou fluido do abdômen se acumula através do músculo da parede abdominal. Comum em bebês, a hérnia surge exatamente no local da cicatriz umbilical, geralmente, quando uma alça intestinal atravessa o tecido muscular.
Tipos de hérnias
A hérnia de hiato acontece quando há um mau posicionamento do estômago e do esôfago nessa separação realizada pelo diafragma, devido a uma abertura maior do que o normal no hiato esofageano do diafragma.
Hérnia hiatal grande não causa nada diretamente, mas pode favorecer o refluxo gastroesofágico que é perigoso a longo prazo, pois causa câncer de esôfago. Lembrando que o único tratamento para Hérnia de hiato é cirurgia. Medicação não resolve o problema, apenas ameniza os sintomas.
Quem tem hérnia de disco pode comer qualquer alimento. o ovo por exemplo. e bebida alcoólica, pode? Olá, Sim, pode.
“Evite café preto, chá preto e derivados, bebidas alcoólicas, chocolates e achocolatados, assim como alimentos muito ácidos ou condimentados. O ideal é que o paciente não se deite logo após comer e eleve a cabeceira da cama para evitar sintomas.
O tratamento cirúrgico da hérnia de hiato está indicado quando se tem uma hérnia sintomática e houve falha no tratamento clínico dos sintomas. Trata-se de um procedimento realizado com anestesia geral e a via de acesso cirúrgica preconizada atualmente é por videolaparoscopia ou via cirurgia robótica.