Qual a diferença entre pitaya rosa e branca? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O rosa vibrante dessa pitaya vem do licopeno, pigmento fortemente ligado à prevenção de câncer e doenças cardíacas. “Já a de polpa branca contém flavonoides com função antioxidante e anti-inflamatória”, conta a nutricionista.
Como saber se a pitaya e rosa?
É branca por dentro com a casca rosada. Com o nome científico de Hylocereus megalanthus, a variedade amarela apresenta casca amarelada e interior branco. É muito comum na Colômbia. Com o nome científico de Hylocereus polyrhizus, a pitaya vermelha possui a casca rosa e a polpa avermelhada.
Como saber se a pitaya está boa para comer?
Na hora de comprar a fruta, verifique se a pitaya está com casca dura e sem manchas ou rachaduras. Se sua casca estiver esverdeada, a fruta ainda não está madura. Por outro lado, se estiver amarelada e soltando líquido, significa que está madura demais (e até passou do melhor ponto para consumo).
Qual são as cores da pitaya?
Existem algumas variedades de espécies e tonalidades diferentes da fruta. Entre as mais comuns estão as de casca vermelha e polpa branca; as de casca amarela com polpa branca; as de casca e polpa vermelhas, além da pitaia do cerrado. A de casca vermelha com polpa branca é a mais cultivada e comercializada, no entanto.
Para que serve a pitaya amarela?
Além de fornecer compostos antioxidantes, que fortalecem a imunidade, a pitaya amarela também é rica em substâncias anti-inflamatórias e tem leve efeito laxativo. Ou seja, ajuda a prevenir gripes, resfriados, possíveis inflamações e é ótima para quem tem constipação intestinal.
Como saber se a pitaya está boa?
Aperte delicadamente a pitaia com o polegar. Ela deve estar macia, mas não muito mole. Se ela estiver mole demais, provavelmente a fruta está passada e você não deve comprá-la. Se ela estiver muito firme, é necessário esperar alguns dias para ela amadurecer.