Analisa as necessidades de treinamento técnico e comportamental, elabora conteúdos e metodologias de aprendizagem, desenvolve processos de avaliação de desempenho e clima corporativo e revisa as políticas de desenvolvimento organizacional.
“O comportamento organizacional tem suas origens no final do ano 1940, quando os pesquisadores das áreas de psicologia, sociologia, ciência, política, economia e de outras ciências sociais procuravam desenvolver uma estrutura unificada de pesquisas organizacionais.
O estudo do comportamento organizacional é dividido em níveis. Os mais comuns são o individual e o grupal. No primeiro caso, a análise se concentra sobre o colaborador e seus objetivos, interesses, motivações, habilidades e competências profissionais, além de valores, percepções e atitudes.
Para fazer uma boa análise do comportamento organizacional, é importante que você:
Robbins (2002:6): “comportamento organizacional é um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.” O autor contribui, com o estudo do ...
Comportamento organizacional é o estudo de três fatores determinantes do comportamento das organizações: indivíduos, grupos e estrutura. Indivíduos diz respeito a como as características individuais afetam o comportamento e o desempenho do colaborador.
As principais variáveis são: Estrutura, clima e cultura organizacional, ambiente de trabalho, planejamento, habilidades interpessoais.
Já sabemos que um bom comportamento organizacional dentro da empresa é o resultado dos comportamentos individuais e em grupo. ... Envolvimento ativo dentro da empresa. Atitude colaborativa com foco em resultados. Nível de proatividade, inovação e criatividade.
Mas, quais são os tipos de comportamento existentes?...Os quatro tipos de temperamento
O comportamento organizacional positivo O COP é definido na literatura como “o estudo e aplicação das capacidades e forças psi- cológicas positivamente orientadas, que podem ser medidas, desenvolvidas e eficazmente geridas para incrementar o desempenho no trabalho” (Lopes & Cunha, 2005, p.
O estudo do comportamento organizacional trabalha o capital humano da empresa, fazendo com que os resultados da empresa sejam alcançados junto a uma satisfação do pessoal, aproveitando o melhor que cada um pode dar dentro da empresa.
Qual a importância da gestão de pessoas para as empresas?
Os Estudos Organizacionais constituem uma área de pesquisa sobre organizações, suas características culturais, econômicas, políticas e sociais e seus efeitos sobre os indivíduos e grupos que as compõem ou com que interagem.
Como falamos, o comportamento organizacional auxilia na gestão de pessoas, no ambiente de trabalho como um todo e na retenção de talentos. ... É a partir da cultura organizacional que são gerados os conjuntos de valores, crenças e comportamentos de uma empresa.
O comportamento do indivíduo no trabalho tem um impacto direto no ambiente, na relação interpessoal e em sua produtividade. ... Mas cada indivíduo reage diferente a todo esse processo que pode causar estresse, sentimento de instabilidade, perda, medo do desconhecido, exigência de adaptações rápidas.
Em suma, através de estudos e pesquisas o comportamento organizacional poderá proporcionar aos gestores um conjunto de ferramentas não apenas eficazes para o alcance de resultados nas organizações, como também para o desenvolvimento e satisfação no trabalho por parte das pessoas.
Critérios de avaliação de comportamento individual
Entre as atitudes que podem promover a cidadania organizacional estão o estilo da liderança exercida pela organização, onde sucesso na relação deve se ao respeito mútuo e confiança entre líder e liderado, a maneira de tratar os colaboradores, se existe justiça nessa relação à carga de trabalho tais como nível de ...
Objetivo - O objetivo principal deste estudo consiste em analisar a influência dos valores relativos ao trabalho e da satisfação no trabalho sobre os comportamentos de cidadania organizacional (CCO), segundo a perspectiva dos colaboradores de uma empresa do setor educacional.
Um ambiente que desmotiva o engajamento e a produtividade dos funcionários cria uma atmosfera negativa e quem sente o impacto direto é o cliente. É comum os gestores dispensarem tempo na elaboração de ações para metas, processos, novos clientes com foco em alcançar e estar cada vez mais perto do objetivo da empresa.
Dessa maneira, o Comportamento Organizacional influencia todo o clima da corporação e pauta quais são as visões e impressões que as pessoas ligadas à ela possuem desse local de trabalho em questão.
O fator humano, ambiente externo, sistema de objetivos e estratégias e tecnologia são os fatores que condicionam o estabelecimento das estruturas organizacionais. Adota o tamanho da organização, a estratégia, a tecnologia e o ambiente como fatores condicionantes.
Os 3 fatores que influenciam o comportamento humano nas organizações: Valores: são a crenças e os aprendizados adquiridos ao longo do tempo. Esses fatores são determinantes para as atitudes dos indivíduos na sociedade; ... Apesar de duas pessoas passarem por uma mesma situação, elas têm reflexos diferentes sobre elas.
A motivação nas organizações pode impactar seu negócio de forma positiva. Funcionários desmotivados e desgostosos irão aumentar o índice de turnover e seus gastos e comprometer a performance ou a produtividade. Uma vez que não criam nenhum vínculo com a empresa ou com seu desempenho no mercado.
Motivação e desempenho estão intrinsecamente ligados, bons resultados dependem do quanto você está disposto a buscar por eles. Quando não há motivação, fica difícil realizar tarefas mais complexas. Simplificando, podemos dizer que a motivação funciona como o combustível que move as pessoas para alcançar seus objetivos.
A motivação nas organizações é a dose de disposição que necessitamos para cumprir uma tarefa — grande ou pequena. Pode surgir como o objetivo por trás de uma satisfação pessoal e profissional.