Escoliose é uma deformidade proveniente da coluna vertebral. Consiste de uma curvatura anormal que pode ocorrer na região lombar, torácica ou cervical. Pode ser observada pela frente ou pelas costas do paciente (plano coronal), num ângulo maior que 10 graus.
Como tratar a escoliose
Usar mochilas muito pesadas ou bolsas em apenas um dos ombros pode causar dores por fadiga muscular e, por decorrência disso, provocar um curvamento momentâneo da postura para compensar o peso. Entretanto, este curvamento não entorta a estrutura óssea da coluna, como muitas pessoas pensam.
A gibosidade na região torácica é uma proeminência das costelas sobre a convexidade da curva da coluna vertebral, geralmente devido a rotação vertebral que é melhor observada com a flexão anterior do tronco (TERMINOLOGY..., 1976).
Na visão ântero-posterior o terapeuta analisará o triângulo de Talles formado entre o tórax e o antebraço. Caso esse triângulo apresente-se maior em um dos lados poderá significar uma escoliose com a concavidade voltada para o mesmo, ou um valgo acentuado do cotovelo o chamado “cubitus valgus”.