Na eletrização por atrito e por contato, há obrigatoriamente a necessidade do contato físico entre os corpos. Na eletrização por indução isso já não é necessário e é por isso que esse processo recebe esse nome. Considere três condutores, um carregado eletricamente e ou outros dois neutros e encostados um no outro.
e) A função do eletroscópio é determinar a carga elétrica de um material eletrizado. O eletroscópio é um dispositivo utilizado para determinar se um corpo está ou não eletrizado e possui seu funcionamento baseado no princípio da indução eletrostática.
A montagem é bastante simples: comece embrulhando a bolinha de isopor com o papel-alumínio e, em seguida, fixe o barbante na bolinha, usando a fita adesiva. O próximo passo é cortar um pedaço do barbante e passá-lo por dentro do canudo. Em seguida, afunde o canudo em uma base feita com a folha de isopor, encaixando-o.
O eletroscópio de folhas é um instrumento que consiste basicamente em um tubo que apresenta uma haste condutora com duas folhas metálicas e uma esfera metálica. Quando aproximamos um corpo eletrizado da esfera, essas folhas metálicas repelem-se, demonstrando a existência de carga elétrica.
O Pêndulo é um instrumento de medição além de serem amplificadores de reflexos geralmente imperceptíveis. Em particular o Pêndulo nos dá suas respostas através de suas movimentações ao captar a energia.
Existem dois tipos bem comuns de eletroscópios, o pêndulo eletrostático e o eletroscópio de folhas. Pêndulo Eletrostático – Ao aproximar o pêndulo eletrizado (2) ao neutro (1), o corpo eletrizado atrai o corpo neutro.
Resposta: A tendência é que ocorra uma distribuição uniforme dos elétrons. Ou seja, o fluxo de elétrons será do corpo mais negativo (-Q) para o corpo menos negativo (+3.
Abraham Bennet
Eletroscópio de folha - ao se aproximar com um objeto carregado eletricamente de carga positivas (bastão), na bola metálica haverá Indução eletrostática e com isso na bola metálica terá cargas negativas, na outra extremidade (nas folhas) haverá cargas positivas e devido ao acumulo de cargas positivas, surgira uma a ...
Como sabemos, a parte que está próxima da esfera ficará carregada positivamente, ao passo que a outra parte ficará carregada negativamente por conta da repulsão dos elétrons.
Como as folhas ficam carregadas com cargas de mesmo sinal, elas tendem a se afastar, ou seja, cargas de mesmo sinal se repelem.
Força elétrica é a interação de atração ou repulsão gerada entre duas cargas devido a existência de um campo elétrico ao redor delas. A capacidade de uma carga criar forças elétricas foi descoberta e estudada pelo físico francês Charles Augustin de Coulomb (1736-1806) no final do século XVIII.
Fórmulas: eletrostática Força elétrica: F = k. (q1. q2)/d²; Potencial elétrico: P = E/q.
A lei de Coulomb estabelece que a força elétrica entre duas partículas carregadas é inversamente proporcional ao quadrado da distância existente entre elas....Gráfico da lei de Coulomb.