EQST

O Que DNS E DHCP?

O que é DNS e DHCP?

DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) é uma sigla usada no meio informático que significa Protocolo de Configuração Dinâmica de Endereços de Rede. ... O pacote enviado pelo servidor DHCP contém especificações do endereço IP, máscara, gateway e servidores DNS.

O que é DHCP para que serve?

O protocolo DHCP é um protocolo de cliente/servidor que fornece automaticamente um host ip (protocolo IP) com seu endereço IP e outras informações de configuração relacionadas, como a máscara de sub-rede e o gateway padrão.

O que é DHCP como configurar?

Para habilitar o DHCP ou alterar outras configurações de TCP/IP
  1. Selecione Iniciar e Configurações > Rede e Internet .
  2. Siga um destes procedimentos: ...
  3. Em Atribuição de IP, selecione Editar.
  4. Em Editar configurações de IP, selecione Automático (DHCP) ou Manual. ...
  5. Quando terminar, selecione Salvar.

Quais os benefícios do protocolo DHCP?

Quais são as vantagens do protocolo DHCP?
  • Facilidade de conexão à rede. ...
  • Confiabilidade e segurança para a sua rede. ...
  • Aprimoramento do trabalho da administração central. ...
  • Otimização na gestão da configuração. ...
  • Multiplataforma. ...
  • Sem erros e custos adicionais.
2 de set. de 2019

O que é o serviço DHCP Como funciona?

O servidor DHCP gerencia uma faixa fixa de IPs disponíveis juntamente com as informações e parâmetros necessários (gateway padrão, nome de domínio, DNS, etc). Quando este servidor recebe um pedido, ele entrega um destes endereços e configurações para o cliente.

Por que o DHCP é recomendável para redes grandes?

Esse recurso é interessante para quando é necessário que o computador tenha um endereço IP fixo, ou seja, que não muda a cada conexão. Em redes muito grandes, é possível que o servidor DHCP não esteja fisicamente na mesma rede que determinadas máquinas estão. Mesmo assim, ainda é possível que o servidor encontre-as.

Quais são os passos para configurar o servidor DHCP?

Clique em Iniciar, aponte para Programas, aponte para Ferramentas Administrativas e clique em DHCP. Na árvore de console, clique com o botão direito do mouse no servidor DHCP no qual você deseja criar o novo escopo DHCP e clique em Novo Escopo.

O que deve ser feito para testar o funcionamento do servidor DHCP na máquina cliente?

Para verificar se o servidor DHCP está fornecendo alocação dinâmica de endereços IP para clientes DHCP, você pode conectar outro computador a uma sub-rede a serviço. Depois de conectar o cabo Ethernet ao adaptador de rede e à energia no computador, ele solicitará um endereço IP do servidor DHCP.

Qual a porta do DHCP?

A porta default é a 67. O servidor DHCP transmite respostas aos clientes DHCP em uma porta de um número maior que a porta udp especificada. Por exemplo: se a porta default usada é a 67, o servidor escuta na porta 67 por pedidos e responde ao cliente na porta 68.

Qual a diferença entre ip estatico e DHCP?

O IP estático é configurado pelo ISP (Internet Service Provider), enquanto o IP dinâmico pode ser configurado usando o DHCP. O risco associado de invasão de sites é grande no endereço IP estático, pois é sempre constante. ... Quando o dispositivo está configurado com endereço IP estático, ele pode ser rastreado.

Como configurar um escopo de DHCP?

Como criar um novo escopo
  1. Clique em Iniciar, aponte para Programas, aponte para Ferramentas Administrativas e clique em DHCP.
  2. Na árvore de console, clique com o botão direito do mouse no servidor DHCP no qual você deseja criar o novo escopo DHCP e clique em Novo Escopo.
Mais itens...•27 de set. de 2020

Qual o arquivo de configuração do DHCP?

Para configurar um servidor DHCP, altere o arquivo de configuração /etc/dhcpd. conf. O DHCP também usa o arquivo /var/lib/dhcp/dhcpd.

Como testar o servidor DHCP?

# /usr/sbin/dhcpd -d -f Desta forma é possível checar quais hosts e seus endereços MAC estão recebendo IP do serviço DHCP.

Por que é necessário instalar o servidor DHCP para uso do Active Directory?

O uso de servidores DHCP para atribuir endereços IP economiza em sobrecarga administrativa porque você não precisa configurar manualmente as configurações de TCP/IP V4 para cada adaptador de rede em cada computador na rede.