1. Acesse o Lattes, através do seguinte link: http://Lattes.cnpq.br/ 2. Clique na opção “Atualizar”, informe seu CPF ou e-mail / Senha e clique no botão “Confirmar”, conforme figura a seguir: Page 2 3. Aparecerá uma msg padrão do CNPq, clique no botão “OK”.
Para enviar o Currículo Lattes ao CNPq, acesse a Plataforma Carlos Chagas (clique aqui) e clique em SEU CURRÍCULO LATTES / ATUALIZAÇÃO: Note que o sistema pode trazer avisos de pendências. Não se esqueça de efetivá-las antes de enviar o currículo.
Acesse o endereço http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jsp. Aparecerá uma tela como a mostrada na Figura 01. 2. Entre com o nome do pesquisador.
Coloque o endereço no cabeçalho do currículo, abaixo do seu nome, do título da posição desejada, do telefone e do e-mail. Detalhe seu endereço no currículo de acordo com o quanto for relevante para a vaga de emprego e da quantidade de espaço disponível para estes dados no seu curriculum vitae.
Como colocar Linkedin no currículo
Como organizar as informações no currículo (Resumo)
Primeiramente devemos definir que informações são relevantes para conter num Currículo e a sua ordem de apresentação. Portanto, em primeiro lugar devem entrar os dados pessoais do candidato, seguido por objetivos profissionais, formação acadêmica, principais qualificações e histórico profissional.
“Um bom currículo deve deixar claro o seu interesse, destacar as qualificações que o habilitam a ocupar o cargo em questão, demonstrar os resultados e contribuições nas empresas onde atuou e enfatizar seus pontos fortes.”
Veja a seguir como estruturar corretamente as informações para ter um currículo perfeito:
5) A experiência profissional, é em muitos casos, a parte mais importante do currículo. É através desta parte do currículo que o recrutador verificará se você atenderá ou não às necessidades dele. ... Ele será seu cartão de visitas e deve ser convidativo para que o recrutador queira abrir e ler o seu currículo completo.
Coloque esta seção à frente da seção “Educação” se a certificação tiver peso, você pode intitulá-la como quiser, alguns exemplos são: “Certificações”, “Cursos e Certificados”, “Educação continuada”, “Desenvolvimento profissional”.
Escolha os cursos relevantes pra vaga em questão Sobretudo no caso dos cursos livres no currículo, escolha somente aqueles que seriam úteis pra vender sua imagem durante o processo seletivo. O objetivo é demonstrar ao recrutador que sua formação extracurricular contribui pra empresa.
Como os cursos realizados a distância têm exatamente a mesma validade dos estudos presenciais, você pode incluí-los no seu currículo da mesma forma como faria com os tradicionais: basta especificar o curso, a carga horária, a instituição onde foi realizado e o ano de conclusão.
1. Como colocar no currículo um curso em andamento (para profissional experiente)
Porém, para estes casos específicos em que a formação acadêmica deve ter destaque no currículo, preste atenção às nomenclaturas dadas aos títulos: Técnico ou tecnólogo: Estas especificações devem ser classificadas como “Technical license” ou “Technician's license”.