Displasia é uma área no revestimento do cólon ou do reto onde as células parecem anormais, mas quando analisadas sob um microscópio, trata-se de células normais que, no entanto, podem se transformar em células cancerígenas com o tempo.
Tratamento da leucoplasia pilosa Medicação sistémica, que inclui medicamentos antivirais, que impedem que o vírus Epstein-Barr se reproduza, mas que não o eliminam do corpo. Os tratamentos com antivirais podem eliminar as placas da leucoplasia, mas estas regressam geralmente quando a terapia termina.
O quadro histológico da doença também apresenta variações; porém, duas características são consideradas importantes: a hiperceratose e a displasia epitelial em vários graus de severidade. Estas alterações são significativas do ponto de vista evolutivo da lesão, por determinarem comportamentos biológicos diferentes.
A displasia que ocorre no ânus é também conhecida como neoplasia intraepitelial anal e como lesões anais intraepiteliais escamosas. Dependendo da forma como são vistas sob o microscópio podem ser classificadas em dois grupos: Neoplasia Epitelial de Baixo Grau. As células de baixo grau se assemelham às células normais.
O adenoma tubular corresponde ao crescimento anormal das células tubulares presentes no intestino, não levando ao aparecimento de sinais ou sintomas e sendo identificado apenas durante a realização da colonoscopia. Esse tipo de adenoma é na maioria das vezes considerado benigno, havendo risco de transformação em tumor.
Um adenoma renal é um tumor sólido benigno dentro ou ao redor dos rins, surgindo no tecido glandular.
Nódulos nos rins não são doença comum, são tipos de tumores que em mais da metade dos casos são benignos e apenas nos casos mais graves apresentam sintomas, como dor e sangramento. Geralmente, são descobertos incidentalmente, em exames realizados por outros motivos.
A diferença do cisto para o nódulo: o cisto é um conteúdo líquido dentro do rim, uma bolinha de conteúdo líquido, e o nódulo renal pode ser suspeito de um câncer no rim, é um tumor sólido em uma região sólida do mesmo, um pouco diferente.
O paciente pode até sentir dor nos flancos e ter sangramento na urina, mas isso só acontece quando o tumor já está muito grande, o que é raro nestes casos. Apesar de achados por acaso, o mais recorrente é encontrar nódulos nos rins quando ainda estão em estágios iniciais, são pequenos e de fácil tratamento.
Os linfonodos, também conhecidos como ínguas, caroços ou gânglios linfáticos, são pequenas glândulas em forma de 'feijão', que estão distribuídas por todo o corpo, e que ajudam o sistema imune a funcionar corretamente, uma vez que filtram a linfa para remover vírus e bactérias que podem ser um risco para o organismo.