EQST

O Que DHEG Na Gravidez?

O que é DHEG na gravidez?

Kelly: A DHEG pode ser definida como uma manifestação clínica e laboratorial resultante do aumento dos níveis pressóricos de uma gestante, previamente normotensa, a partir da 20ª semana de gestação, desaparecendo até seis semanas após o parto.

Quais são os fatores de risco da DHEG?

Os fatores de risco menores, de DHEG são a obesidade, idade < 20 anos ou >35 anos, gestações múltiplas, nuliparidade, e história familiar de pré-eclâmpsia (FERREIRA, 2007). Entretanto, não existem evidências que possam associar a ocorrência de pré-eclâmpsia a algum tipo de comportamento ou eventual negligência pessoal.

Quais são as principais DHEG?

Existem várias formas de classificar a DHEG, no entanto, segundo Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), podemos dividir a DHEG em:
  • Hipertensão gestacional.
  • Pré-eclâmpsia.
  • Eclâmpsia.
  • Hipertensão crônica.
  • Hipertensão arterial crônica com pré-eclâmpsia superajuntada.

O que é DHEG na enfermagem?

A DHEG (Doença Hipertensiva Específica da Gravidez) é uma das principais causas de morbidade e mortalidade materna. Pode manifestar-se de forma pura, sem antecedentes de hipertensão crônica ou sobreposta a uma doença hipertensiva subjacente.

O que é risco DHEG?

A doença hipertensiva da gravidez (DHEG) é a complicação mais frequente na gestação que acarreta num aumento dos níveis pressóricos da gestante, previamente normotensa, e constitui a primeira causa de mortalidade materna no ciclo gravídico puerperal.

Quais fatores de risco doença hipertensiva específica gestação DHEG *?

Percebe-se que os fatores de risco que possuem mais propensão a causar essas doenças são a hipertensão crônica ou na gravidez, idade materna avançada, diabetes mellitus, aumento dos fatores tromboembólicos, alterações no sistema imunológico materno-fetal, fatores anti-angiogênicos, dislipidemias, e deficiências na ...

Quais são as causas da DHEG?

A etiologia da DHEG permanece desconhecida, porém alguns fatores foram propostos, tais como aspectos imunológicos, predisposição genética, falha na placentação, anormalidades na coagulação, má adaptação circulatória, aumento da resistência vascular por constrição arteriolar generalizada, aumento na produção e na ...

O que caracteriza DHEG?

A DHEG (doença hipertensiva específica da gravidez), pode ser definida como uma manifestação clínica e laboratorial resultante do aumento dos níveis pressóricos de uma gestante, previamente normotensa, a partir da 20ª semana de gestação, desaparecendo até seis semanas após o parto (BRINGMANN, 2004).

Qual o fator de risco mais grave da DHEG?

Percebe-se que os fatores de risco que possuem mais propensão a causar essas doenças são a hipertensão crônica ou na gravidez, idade materna avançada, diabetes mellitus, aumento dos fatores tromboembólicos, alterações no sistema imunológico materno-fetal, fatores anti-angiogênicos, dislipidemias, e deficiências na ...

Quais são os cuidados de enfermagem para DHEG?

Considerando que a DHEG é uma importante complicação obstétrica o enfermeiro ao prestar cuidado tanto em âmbito de saúde publica quanto hospitalar deve ser feito de forma integral e de acordo com Souza (2011), esses cuidados de enfermagem a pacientes com distúrbios hipertensivos são: Manter a paciente em repouso em ...

O que significa as siglas DHEG?

Resumo: A hipertensão gestacional é conhecida como Doença Hipertensiva Específica da Gravidez, encontrando a sigla DHEG ou SHEG. A enfermagem tem papel fundamental na identificação precoce de fatores que levam a gestante a ser considerada de alto risco.

Qual são as doenças relacionada à DHEG?

A DHEG, ou pré-eclampsia, é uma das complicações mais frequentes da gravidez. Ela é definida como o desenvolvimento de hipertensão (pressão arterial sistólica >140mmhg ou diastólica >90mmhg) e proteinúria (300mg ou mais de proteína em urina de 24h), após 20 semanas de gestação, em gestante previamente normotensa.

Como prevenir DHEG?

Quanto ao tratamento, a ampla investigação para evitar complicações durante a gestação e consequentemente o DHEG como forma preventiva da doença é a principal recomendação para que a gestante tenha um tratamento clínico ambulatorial programado.