Existem várias formas de se departamentalizar uma organização: por função, por localização, por produto ou serviço, por clientes, por processos, por projetos, etc. Cada uma delas segue critérios diferentes. A seguir vamos comentar sobre cada uma delas: Departamentalização por função ou funcional: é uma das mais comuns.
Entre as principais vantagens desse tipo de departamentalização NÃO está: A visão global do andamento do processo. A maior especialização dos recursos alocados. ... A melhor coordenação e avaliação de cada parte ou etapa do processo. A possibilidade de comunicações mais rápidas de informações técnicas.
A vertical ocorre quando em uma organização se verifica a necessidade de aumentar a qualidade da supervisão ou chefia acrescentando mais níveis hierárquicos na estrutura. ... Dificilmente ocorre a especialização vertical sem que ocorra a horizontal.
A Estrutura Matricial tem como proposta satisfazer ambas as necessidades: de coordenação e de especialização. ... Esta é a forma mais utilizada especialmente em grandes empresas, pois cada área tem o tipo de estrutura que melhor se adapta à execução de suas tarefas.
Departamentalização: é a divisão da empresa em áreas diferentes, considerando as atividades desenvolvidas em cada uma delas. Essas áreas podem ser chamadas de departamentos, centros, setores, ilhas ou seção, dependendo da nomenclatura que a organização escolher.
De acordo com o estudo de caso da companhia 3M, podemos verificar que: a referida empresa trabalha com dois tipos de departamentalização, a formal e a informal. Na departamentalização formal, a empresa exige que as suas unidades sigam os mesmos processos de produção definidos pela cúpula da companhia.
Na sua opinião, qual tipo de departamentalização utilizado pela 3M para que ela possa produzir uma variedade tão grande de produtos inovadores? O tipo de departamentalização utilizado pela 3M é por clientela, conforme o texto a 3M coloca o cliente em foco e modifica seus processos. ...
O objetivo básico da departamentalização dos custos é melhorar o controle, aumentando a precisão dos custos dos produtos.
Para descobrir o rateio, é essencial tirar a porcentagem de participação de cada produto no consumo total da matéria-prima para que seja aplicada nos custos indiretos. Portanto, é preciso dividir o valor unitário pelo total, o que dá 60% para o produto X (000) e 20% para os produtos Y e Z (5..