Entenda as principais vias de administração. A aplicação de medicamentos pode ser feita, basicamente, por três vias, quais sejam: oral, sublingual e parenteral.
Via Enteral
Via Enteral Este é composto pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. As vias de administração de medicamentos por método enteral incluem os seguintes subtipos: oral: método mais simples e mais utilizado entre todos os outros.
A administração por injeção (administração parenteral) inclui as seguintes vias:
Terapia intravenosa (IV) é uma via de administração que consiste na injeção de agulha ou cateter contendo princípios ativos, vacinas ou hemoderivados nas veias periféricas, tipicamente nos membros superiores ou inferiores.
Significado de Intravenoso Aplicado no interior de uma veia: injeção intravenosa.
Para se certificar basta puxar o êmbolo da injeção antes de aplicar o medicamento. Se isso provoca a mistura de sangue com o medicamento, indica que a agulha está dentro do vaso e o medicamento pode ser aplicado.
Como saber se a injeção anticoncepcional foi aplicada corretamente? O anticoncepcional injetável deve ser aplicada intramuscular profunda na região glútea. Quando bem aplicada não apresenta hematomas, eritema ou edema. Um pouco de dor no local e no momento da aplicação é normal.
Segurar a seringa paralelamente à superfície da pele e introduzir a agulha com o bisel para cima. Havendo retorno de sangue na seringa, soltar o garrote e pedir para o paciente abrir a mão; 12.
A agulha deve ser inserida no quadrante superior lateral da coxa, direcionada inferiormente para um ângulo de 45° para a superfície, com o paciente na posição segura. O volume máximo neste sítio não deve exceder 4ml em adultos e1a 2ml em crianças com menos de 2 anos de idade.