NOME OU DENOMINAÇÃO EMPRESARIAL. Considera-se nome empresarial (antiga "razão social") a firma ou a denominação adotada para o exercício de empresa. ... O empresário opera sob firma constituída por seu nome, completo ou abreviado, aditando-lhe, se quiser, designação mais precisa da sua pessoa ou do gênero de atividade.
De acordo com as ideias de Weber, a dominação racional legal é aquela realizada pelo Estado, sociedade e empresas. ... De certo modo, a dominação considerada racional é baseada em normas que definem uma hierarquia na relação entre as pessoas. Em uma empresa, por exemplo, o vendedor é subordinado ao gerente.
"Na linguagem política, entende-se por legalidade um atributo e um requisito do poder, daí dizer-se que um poder é legal ou age legalmente ou tem o timbre da legalidade quando é exercido no âmbito ou de conformidade com leis estabelecidas ou pelo menos aceitas.
Qual das definições sobre os tipos ideais de dominação elaborados por Weber está ERRADA? A dominação tradicional se aproxima com os governos monárquicos. A dominação tradicional costuma ocorrer em períodos de ruptura institucional. A dominação racional legal se identifica com o Estado gerido por aparelhos burocráticos.
Max Weber observa que o poder racional ou legal cria em suas manifestações de legitimidade a noção de competência, o poder tradicional a de privilégio e o carismático dilata a legitimação até onde alcance a missão do “chefe”, na medida de seus atributos carismáticos pessoais.
Em suma, a acomodação do poder que se exerce ao direito que o regula.” O poder, para Weber, pode legitimar-se de três formas, uma estatuída, uma consuetudinária e outra afetiva, respectivamente as dominações: Legal, Tradicional e Carismática.
Tipo ideal (do alemão Idealtyp) ou tipo puro é um termo comumente associado ao sociólogo Max Weber (1864-1920). ... O tipo ideal busca generalizar, funcionando apenas como uma referência para se compreender uma realidade dada. São esquemas mentais construídos pelo investigador para definir certos objetos de investigação.
Na visão de Max Weber, a função do sociólogo é compreender o sentido das chamadas ações sociais, e fazê-lo é encontrar os nexos causais que as determinam. ... Mas o objeto da Sociologia é uma realidade infinita e para analisá-la é preciso construir tipos ideais, que não existem de fato, mas que norteiam a referida análise.
Max Weber (1864-1920) foi um importante sociólogo e destacado economista alemão. Suas grandes obras são, “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo” e "Economia e Sociedade". Dedicou sua vida ao trabalho acadêmico, escrevendo sobres assuntos variados como o espírito do capitalismo e as religiões chinesas.
No presente artigo, o termo concepções do trabalho designa o pensamento elaborado e articulado que oferece definições ao indivíduo sobre a posição que o trabalho deve ocupar em sua vida, o modelo ideal de trabalho definido por meio dos valores humanos e sua hierarquização, e uma leitura das características do trabalho ...
Mais-valia e Lucro na Alienação do Trabalho O trabalhador é alienado de todo o processo produtivo e passa a ser dono, apenas, de sua força de trabalho. Sendo assim, o proletariado vende seu único bem, que é a força de trabalho, e essa passa a ser posse do capitalista.
De acordo com a crítica de Karl Marx no âmbito da economia política, o fetichismo da mercadoria surge como um fenômeno social e psicológico onde as mercadorias aparentam ter vontade independente de seus produtores. ... Mas a troca de mercadorias é evidentemente um ato caracterizado por uma abstração total do valor de uso.
burguesia - formada por empresários, que eram donos dos meios de produção (como o dinheiro e instalações) essenciais para a fabricação dos bens de consumo. ... Portanto, é possível verificar que a separação entre capital e trabalho contribuiu para a divisão social gritante entre as classes burguesa e trabalhadora.
Designa a divisão do trabalho social em atividades produtivas, ou ramos de atividades necessárias para a reprodução da vida. ... Marx, em O Capital (1982), diz que a 'divisão social do trabalho' diz respeito ao caráter específico do trabalho humano.