O prontuário médico, na verdade prontuário do paciente, é o conjunto de documentos padronizados, ordenados e concisos, destinados ao registro de todas as informações referentes aos cuidados médicos e paramédicos prestados ao paciente.
De acordo com as resoluções que regem o exercício da profissão o carimbo deve vir na última pagina do documento, acompanhado da assinatura do nome do profissional. Para os casos em que o documento conter mais de uma pagina, o documento deve vir rubricado todas as páginas e assinado a última página.
Concluímos disso que, todo prontuário é um registro documental, porém nem todo registro documental se configurará em um prontuário. ... De maneira que, não há obrigatoriedade em produzir cópia desse documento ao usuário, exceto quando o atendimento for transferido para outra unidade de saúde.
O prontuário de paciente é definido pelo Conselho Federal de Medicina como sendo “o documento único constituído de um conjunto de informações, sinais e imagens registradas, geradas a partir de fatos, acontecimentos e situações sobre a saúde do paciente e a assistência a ele prestada, de caráter legal, sigiloso e ...
Arquivamento de documentos e microfilmagem No caso da digitalização, alguns documentos físicos ainda precisam ser guardados por certo tempo, mesmo após serem digitalizados. Porém, em se tratando da microfilmagem, fica mais fácil reduzir o arquivo físico e arquivar papéis apenas quando é estritamente necessário.